Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Sunday, March 25, 2007

Shakira cheia de graca

Ela eh linda, natural, simpatica. Danca que eh uma coisa...
Ela eh Shakira, mulher cheia de graca em arabe (o que faz todo sentido).
As 9 horas, recebemos o aviso de que o show atrasaria por meia-hora. Estavamos todos ansiosos, uma multidao de 25 mil pessoas no Autodromo de Dubai.
As 9 e 40, ela vem ao palco cantando "Estoy Aqui", sucesso de seu primeiro CD.
A galera pira...fazia tanto tempo que eu nao cantava esta musica, voltei aos meus 14 anos, nos tempos em que via a Shakira todo domingo no Gugu (Eca!) de calca de couro, camisa branca e um cabelo meio vermelho hiper alisado.
Ela agradece a oportunidade de cantar pela primeira vez no Oriente Medio, menciona a raiz arabe (ela eh metade libanesa, metade colombiana) e diz: "I am all yours tonight".
No decorrer do show, dizia Shukram e algumas coisas tb em espanhol: varios colombianos agitavam orgulhosos sua bandeira!!
Cantou os maiores sucessos, mas devo dizer que tudo foi muito rapido. Durou no maximo 1h30 min. Ficou um gostinho de querer muuuito mais.
Encerrou com "Hips don't lie", seu maior sucesso, e saiu do palco emendando: "no fighting my people".
Sera que seria um pedido ao povo libanes? Ao povo arabe em geral? A humanidade?

Viva a naturalidade dela. O rosto sem maquiagem. A energia. A simplicidade. Algo que admiro e muito, ja que deste lado do mundo o culto as aparencias parece ser maior ainda.

Thursday, March 22, 2007

Shakira live in concert - Dubai

Hey people! Este eh o ticket! Eh amanha.
Depois conto tudo!
"...I won't deny, my hips don't lie..."

Wednesday, March 21, 2007

Saint - Tropez? Nao, Sharjah!

"Shadya, vc nao sabe o que estou vendo!! Uma mulher com a idade da nossa avo fazendo topless na praia aqui em Sharjah".

No momento, Nadya, minha gloriosa irma, esta estirada nas areias, e eu neste maldito ar condicionado deste escritorio. Em Sharjah, ha somente UMA praia aberta para o publico desfilar de biquinis e sungas. E mesmo assim, nos mulheres temos que nos conformar com indianos, paquistaneses e locais que quase nos atropelam para conferir o que seus olhos nao estao acostumados a ver. No resto delas, vemos placas escritas em arabe, ingles e russo (muuuitos russos por aqui) afirmando que eh estritamente proibido o traje de banho na regiao.
Sera que a "devassa senhoura" sabe disso?
Eu digo, e repito:onde estou mesmo?
Responderia em DUBAAAAI, mas agora, pra este caso, SHAAAARJAH meus caros!

Hihihihihi queria ver a cara dos tarados citados acima . Vao dormir mais felizes hj...

Meu irmao vai casar!!

Calma gente, o Nader soh tem 8 aninhos. Tudo bem que ele ja esta cheio de pretendentes(vale dizer que serao friamente analisadas por mim, Samya, Nadya e minha mae) mas nao eh dele que falo no momento.
Igor, o gordo-baleia-saco de areia da Segunda serie B (Era B,ne?), mais conhecido como meu melhor amigo nos ultimos (Hmmm, to fazendo as contas) 10,11 anos me escreveu um email dizendo que o casorio esta marcado para o proximo ano. A formiga atomica aqui ao ler o email nao sabia se ria ou chorava. Ja disse, sou intensa. E qdo fui ver, estava tao emocionada que tinha vontade de ligar pra todo mundo pra contar o mais novo feito do meu querido amigo-irmao. Como se nao bastasse ele ainda disse: "vc eh a primeira a ficar sabendo pq ja tem que programar logo essa viagem, afinal sera madrinha!"
Ai gente, fiquei boba. Ja fui madrinha de casamento antes, mas ele sera o primeiro amigo da galera a se casar. Querendo ou nao, este fato comprova que estamos crescendo mesmo. Virando adultos. Fechando ciclos. Abrindo novas portas.
Imagens vieram a minha cabeca. Dos nossos 8 anos de idade ate hj, meus 23, 24 dele.
Quanta coisa ja vivemos juntos. Ja rimos, choramos, falamos cada besteira, viajamos, quantas vezes ele ja me escutou reclamar de algum ex-paquera ou namorado...coitado...E eu tb, quantas vezes tentei dar o melhor conselho em horas tao dificeis? E as dicas de moda, passeios no shopping, filmes deprimentes, musicas animadissimas no Punta Cana? Dancar YMCA ou I'll survive com ele nao tem preco. Ai que saudade!! Qdo ele ia dar alguma festa, por mais que ja estivesse namorando, eu adorava ser a anfitria. Ele sempre confiou nas minhas atitudes e no meu bom-gosto. Eh aquele cara que por mais que eu quisesse matar em um minuto, no outro eu pensava que nao poderia, pq a vida seria esquisita sem ele. Ja me fez passar cada raiva. Ja falei tantas coisas ruins. E qdo ele me disse: "ah Shadya, para de chilique!". Quis morrer, matar! Eu? Chilique? Nessas horas eu fui percebendo que brigar com alguem, cobrar sua presenca, eh na maioria das vezes, gostar demais.
Sinto por estar longe e nao poder dar um abraco nos 2 queridos. Como irma, gostaria tanto de poder dar a minha opiniao. Desde a cor da toalha da mesa do buffet ate a musica da igreja. (Acho que a Helo vai agradecer por eu estar longe =p)
Acho que seria uma otEma organizadora de festas de casamento! Desde que li "As listas de casamento de Becky Bloom" da Sophie Kinsella percebi que levava jeito pra coisa.
Well, mantenho a minha promessa de levar seus filhos pra praia, com os filhos da Lulu e da Lari!! Hahahahha (Vao me matar por eu ter escrito isto!!)
Qto aos meus, nada de planos, ta muuuito cedo. E afinal, dizem que planejar demais da errado. Mas pra vcs eu posso, ja que vcs planejam "the same" pra mim desde que eu era uma baby formiga atomica.
E reserva um quarto pra mim Igao, nunca se sabe qdo se precisara de um ombro amigo, no caso agora, dois!
Toda a felicidade que existir no universo eu desejo a vc meu irmao!
Ja vou comecar a pensar no meu vestido...

Sunday, March 18, 2007

Sir Bob Geldof da Irlanda em Dubai


Sir Bob Geldof cantando na vespera do St. Patrick's Day no Irish Village.

Eu fui!! Ja to virando arroz de festa!!

O dia de St Patrick é 17 de Março. É feriado na Irlanda porque St Patrick é o seu santo patrono.
St Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4º depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. Em Dublin há um desfile de Carnaval e há festas pela noite dentro. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos na cara, porque o trevo é o símbolo da Irlanda; St Patrick usava-o como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
A cor verde é associada ao dia de St Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.

Fomos todos de verde no dia para evitar os famosos beliscoes e nao por saudade do sem sal Palmeiras Futebol Clube. =P

O classico e o diferente de Dubai


Quinta a noite fomos ao 360, balada que fica no Jumeirah Beach Hotel. Nao fica bem dentro. Para chegar ate la, eh preciso pegar um carrinho de golf com motorista que faz um caminho numa estradinha no meio do mar. Estavamos em uma galera de brasileiros, alemaes e palestinos. E pra tudo ficar mais perfeito, o lugar fica ao lado do Burj Al Arab, unico hotel 7 estrelas do mundo e maior simbolo desta cidade. Sexta-feira era vespera de St. Patrick's Day. O dignissimo Sir Bob Geldof da Irlanda fez um show de graca para a alegria geral. Povo divertido dancando temas nacionais, homens bebados de baldes de cerveja rodando camisas na mao. Dubai, uma cidade por lei muculmana? Nem lembrei disto na hora. Esta eh a graca daqui: vc esquecer todo o tempo onde esta. Eu me teletransporto. Uso a imaginacao aos montes. Do nada me pergunto: eu to aqui mesmo? O contexto faz realmente toda a diferenca.

Thursday, March 15, 2007

Saiu na noticia. Again!

Leio o Gulf News todos os dias de manha. E eh aterrorizante, mas sempre encontro pelo menos um caso de estupro toda santa vez. Eh por isso que falo da relacao do proibir e do prender demais com a ilusao de que se pode ter tudo, mesmo que seja somente sua vontade.
Nao vou me restringir aos arabes. Estupradores sao de todas as nacionalidades. Mas tem muito arabe por ai que nao consegue aceitar o fato de nao poder ter. Muitos foram criados neste "boom"...seus pais sairam dos camelos direto para a BMW mais moderna do mercado. Mesada gorda, e pq nao mulheres? Exatamente como os playboys das grandes cidades brasileiras.
Neste pais existem muito mais homens do que mulheres. Eh sabido que a maioria deixa sua mulher em sua terra natal para tentar uma vida melhor para toda a familia. Esta necessidade que o homem tem torna-se muito mais perigosa por aqui. Muitos nao aguentam. As religioes pregam o sexo depois do casamento entao meninos procuram as mocas pagas ou alguma desavisada que anda sozinha pela rua. Mas nao pensarao em denegrir a moral da mulher que sera sua esposa em alguns meses. Esta deve ser pura. Quanta hipocrisia meu Deus!
A punicao para este crime (para mim ato mais nojento e covarde que existe) neste pais eh ridicula. 3 anos de cadeia? Soh? E como o Luis me contou outro dia, para um casal que fuma maconha em sua casa foram 4! For God sakes!
Trabalhadores que fazem protesto violento sao presos e deportados! Estupradores pegam 3 anos de cadeia! E na maioria dos casos, o criminoso fala que foi com o consentimento da moca. Ou que pagaram por isso. Sem ser verdade, vale lembrar.
Apesar do crescimento fenomenal desta cidade, a cabeca de muitos homens continua pequena. O machismo ainda impera. Outro dia um policial foi acusado de estuprar sua empregada. De que adianta o avanco todo na economia e arquitetura se a populacao nao os acompanha?
Ai vai um conselho: ou arranjem uma namorada que permita ou paguem por isso. Oferta tem. Seja homem nao soh no ato mais instintivo mas tb no carater e assuma que precisa pagar pra ter! Nao force quem nao quer! Todo homem saiu de uma mulher. Algum deles gostaria de pensar na mae sofrendo um abuso desses?
Desculpem se estou chocando. Eh meu desabafo.Nao pensem tb que nesta cidade ou melhor, no pais, soh existem molestadores de meninas inocentes. Ha homens normais e mulheres que consentem sim...Tem de tudo por aqui. O que me revolta eh fazer de alguns, objetos de adoracao (homens e mulheres religiosas, por exemplo) e outros, pessoas que sao considerados piores do que vermes que nao merecem nem o respeito de bacterias que se acham no direito de roubar o que temos de mais precioso: nossa moral.
E meus amigos homens que me desculpem: mas vcs vao ter que comecar a me acompanhar ate o carro de madrugada.
Salam

Ta ai a prova:
www.gulfnews.com

Wednesday, March 14, 2007

Muitos pensamentos do dia...

Tem vezes que queria poder parar de pensar por alguns segundos, mas esta seria uma tarefa mais do que ardua para mim.
- O calor esta voltando. Estamos no inverno ainda( soh por questao de calendario), mas ja estamos chegando a 29 graus celsius.
- Quanto mais eu conheco os homens (no geral = humanos) mais eu AMO os animais.
- Por que meus olhos estao ardendo tanto hj? Sera pela tempestade de poeira que presenciei, respirei e absorvi?
- Quanto mais conheco de religioes, mais eu me afasto delas.
- Me matricular em um curso de Yoga URGENTE!!
- Preciso comprar roupas novas. Na verdade nao preciso, mas quero!
- Pq existe gente tao arrogante no mundo?
- Ter dinheiro nao faz ninguem melhor! Eu queria que uma certa pessoa lesse meu blog e entendesse portugues! Hahahahah
- O mundo todo esta aquecendo. Nao soh Dubai. Oh Ceus!
- Preciso de mais um cafe!
- O que sera do meu fim de semana?
- Sera que vou sabado mergulhar com as tartarugas? E sexta? Sera que faco o tal de wakeboard?
- Pq nao to animada com meu trabalho? Sera que sou muito inquieta? Quero ser alguem poooo! E minha pos? Onde farei?
- Pq os camelos nao tem joelhos nas patas traseiras?
- Preciso praticar o frances que aprendi. Oui, merci, bienvenue, j'aime musique...
- O calor ta chegando...
- Pq tem gente que parece ter prazer em te machucar?
-Preciso comprar o presente de aniversario da minha irma, hiper atrasado...
- Gravar um cd da Shakira urgente e treinar mto! Faltam 9 dias! Uhuu
- E chega deste calor ridiculo que faz o vidro do carro ja embacar!

Monday, March 12, 2007

Aeroporto Internacional de Dubai fechado!!

Hj o transito de logo cedo estava mais caotico do que o normal. Os boletins nas radios a cada 10 minutos dao dicas para os infelizes que assim como eu gastam 4 hs do seu dia dentro do carro.
Do nada, escuto: aeroporto internacional de Dubai esta com seus portoes fechados, nao esta em atividade. Meuuu, eu nem sei oq pensei na hora, acho que ainda estava sonada, o cara da radio nao sabia explicar a razao. Disse que daria detalhes em alguns minutos. Nisso, liguei para os meus pais. Meu pai, super ocupado no trabalho nem deu muita bola. Ja a minha mae..." Ai meu Deus, pq sera? Sera que receberam ameacas de alguma organizacao terrorista? E agora?"
Foi ai que me lembrei de que a modernidade de Dubai nao agrada a gregos e troianos. Esta abertura que a cidade vem "sofrendo" gera insatisfacao em muitos radicais religiosos.
Logo depois a noticia de que um aviao da Biman Bangladesh com 229 pessoas perdeu uma roda e derrapou ao tentar levantar voo. Ao menos 27 ficaram levemente feridas.
71 voos foram afetados. Os que embarcariam foram cancelados. Os que chegariam foram transferidos para aeroportos dos emirados vizinhos.
O fato aconteceu por volta das 06:30 am.

Bem que eu achei estranho. Avioes decolam com intervalos de 3 a 5 minutos por aqui. Hj nao vimos avioes no ceu das 6:30 am ate as 2 da tarde. O aeroporto fica no meio da cidade. Passo em frente a ele tdos os dias.

Aquele ceu estava um marasmo.

Ainda bem que tudo acabou bem.

Sunday, March 11, 2007

Piadinha sem graca

Bush esta comprometido em lutar contra a pobreza na America Latina.
Ora, faca-me o favor Mr. President!!

Crime?!

Uma garota egipcia e um rapaz emirati foram multados por causa de um encontro no carro.
Cada um vai ter que pagar uma multa de 1.500 AED (1 dolar = 3.69 aed) por estarem de namorinho no carro em Ajman (um dos 7 Emirados Arabes). Ele foi denunciado por estupro. A menina o defendeu e disse que tudo aconteceu com o seu consentimento. Para quem nao sabe em alguns Emirados eh proibido homem e mulher estarem no mesmo espaco privado se nao ha o laco religioso. Se vc esta dirigindo com um amigo do lado a policia tem todo direito de parar o veiculo e perguntar qual eh o tipo de relacao que vcs tem. Sem ninguem estar fazendo nada.
Uma vez eu estava dando carona para um amigo sirio em Sharjah e ele me disse: "vc sabia que podem te parar e perguntar qual eh o nosso grau de parentesco?" Eu mto abismada achei que ele estivesse brincando. Ele disse: "eh serio Shadya, nao somos parentes, eles podem nos parar!" Eu nunca nem olhei diferente pra esse amigo...Imagina os policiais pegando os 2 la na maior animacao?Afff...
Em Dubai nao te param por bobeira. Nem em Abu Dhabi creio eu, ja nos outros...=/
Que fique bem claro que nao defendo os amassos descarados em publico, soh acho que nao eh assim que se "educa" um povo. Antes de multar, prender, eh preciso conversar, debater. Mesmo pq todos nos sabemos do famoso "proibido eh mais gostoso"...

Thursday, March 8, 2007

Mulheres de fibra

Ha alguns dias escrevi aquele texto falando da mulher.
Falei da menor parte delas na verdade. Aquela mulher retratada eh a da classe media pra cima.
A mulher dos tempos modernos, livre...

A mulher ja nasce vencedora. Desde os primeiros segundos de vida luta para permancer. Nas sociedades machistas e arcaicas, a menininha nem sai do parto e ja eh sufocada, como forma de punicao. Pq? O pai queria um herdeiro, um menino.
E a cultura das mutilacoes em algumas partes da Africa? A prostituicao? Violencia domestica?
Os estupros em meninas de 7 anos de idade? A escravizacao sexual? O trabalho infantil?Algumas delas tem que entrar para o exercito e aprender a matar. A Aids que contrai no estupro? Alem de tudo o cara tinha Aids caramba?
Que mundo eh este que estamos deixando para nossos filhos? O que uma menina dessa ensinara para seus filhos qdo for mae?
Ha alguns meses li um livro chamado "Burned Alive". Souad (a autora), foi queimada viva por ter engravidado de um homem a quem ela daria sua vida. Ele a enganou. Prometeu mundos e fundos, teve o que queria e se mandou. Algo relativamente normal para os dias de hj. Soh que isso aconteceu entre os anos 60 e 70 na Palestina, em uma familia muculmana.
Quem a queimou? Seu cunhado, mandado pelo proprio pai da moca. Como o homem viveria com tal humilhacao? Uma filha solteira nao mais virgem dentro de casa? Nao mais virgem nao. Gravida!
O que a Souad vivia se perguntando: por que meu irmao eh tratado como um rei e eu e minhas irmas somos tratadas pior do que vacas? O proprio pai dela afirmava: Vacas nos dao leite e carne, e vcs oq dao?
Estamos no seculo 21, avancamos muito com a tecnologia, ciencia e pensamento, mas pq esses crimes ainda persistem contra as mulheres?

Enqto os governos nao elaborarem leis duras o suficiente para punir estes malditos covardes, estas praticas continuarao, e seguirao por mais outros nao sei quantos milenios. Mas se todo homem pensasse que veio de uma mulher, sua santa mae, e que por isso, ele ja deveria respeitar e muito as colegas do mesmo sexo de sua progenitora, o mundo certamente ja seria outro: algo mais humano de se viver.

Wednesday, March 7, 2007

Niver da Nana








Ontem foi aniversario da Na.

Ela eh minha irma. Soh digo que ela eh mais nova que eu. A idade nao vou contar, afinal, passamos dos 20. =P

O pessoal da Zara me ligou e combinamos de fazer uma festinha surpresa pra ela. Mas a minha irma puxou muito de mim, inclusive o instinto de detetive, e descobriu tudo poucas horas antes.

Fomos para um cafe fumar shisha (arguile).


Algo tranquilo ja que no dia seguinte pegariamos todos no batente. Uns mais cedo do que os outros. =]

Eu por exemplo, parecia um zumbi no trabalho hj. Dormi por 4 horas esta noite, nao tinha cafe que me fizesse recobrar a consciencia.


Bom, parabens a pessoa mais linda deste mundo.

Te amo FLOR do meu jardim.

Mais mil anos de vida a vc.


PS: Hj eh aniversario do Ayman, meu primo lindo! Cabecao, te amo, logo mais nos vemos, vou te apertar todinho! Parabens, muita saude! E viva o Bob Marley!

Eu sou mulher!

Eu sou mulher
Mar 5, '07 3:08 AMfor everyone
Dia 8 de Marco comemora-se o dia da mulher.
129 tecelãs da Fábrica de Tecidos Cotton, em Nova Iorque, cruzaram os braços e paralisaram os trabalhos pelo direito a uma jornada de 10 horas, na primeira greve norte-americana conduzida unicamente por mulheres. Violentamente reprimidas pela polícia, as operárias, acuadas, refugiaram-se nas dependências da fábrica. No dia 8 de março de 1857, os patrões e a polícia trancaram as portas da fábrica e atearam fogo. Asfixiadas, dentro de um local em chamas, as tecelãs morreram carbonizadas.
Esta ai a razao para o nosso memoravel dia.
O que eh ser mulher?
Eh ser uma leoa que eh capaz de matar por um filho em perigo. Eh trabalhar mais de 10 horas por dia para poder sustentar uma casa. Eh cuidar da roupa, da louca, das criancas, do marido. Isso quando ele existe...
Ouvir piadas machistas e muitas vezes engolir calada. Eh retrucar tambem. Eh ter jogo de cintura e administrar a cantada do chefe. Lutar pelos proprios direitos. E direitos dos outros. Somos solidarias. Guerreiras.
Queremos independencia. Queremos igualdade. Mas adoramos a ideia do principe encantado.
Acreditamos no amor. Em destino. Nas pessoas. No mocinho. Repudiamos o vilao.
Nao precisa ser mocinho demais, ne? Aquele que fica no pe o tempo todo mostrando de graca que a vida nao tem o menor sentido sem vc. Mas tb nao o "cafa" que conta mentiras e acha que nunca sera descoberto.
Choramos com filmes tristes. Choramos ate em comedia. Devoramos chocolates e sorvetes na TPM. Nos achamos sempre acima do peso.
Gostamos de elogios. Temos uma relacao de amor e odio com o espelho. Somos vaidosas. Inteligentes. Confusas. Verdadeiras. Perfeccionistas. Adoramos um cartao de credito. Bolsas e sapatos? Muitas vezes a solucao de um problema.
Nao somos frageis. Somos fortes o suficiente para abrir o vidro de palmito.
Vivemos o copo cheio. O verao. Somos intensas. Assumimos a vida e seus riscos.
Queremos o Final Feliz.
Nao somos todas iguais.
Eu sou unica. E vc?
Parabens a nos mulheres. Somos contraditorias? Talvez. Mas assim fazemos de nossas vidas experiencias que valham a pena, e por consequencia, um mundo muito mais diverso e colorido. Chega do cor de rosa.

Dubai - Um ir e vir com razao

Dubai - Um ir e vir com razao
Mar 6, '07 4:41 AMfor everyone
Vejo Dubai como um aeroporto.
Milhares de pessoas aterrisam e decolam todos os dias.
Vc sente essa dinamica nas ruas. Eh um movimento non-stop.
Pessoas de todos os cantos do mundo, com diferentes crencas e feicoes.
Alguem se lembra daquele videoclip da Madonna, Ray of Light? A camera eh ultra-rapida e ela danca, no centro da tela, ensandecida, ate meio perdida a tantas coisas acontecendo em volta dela?
Sinto que minhas emocoes sao mais intensas nesta cidade. O amor parece ser mais incondicional. A dor machuca mais. A solidao eh muito mais louca. Ate uma simples gripe leva mais tempo a ser curada.
Pq?
Detesto despedidas. E parece que venho fazendo isto desde o momento em que soube que viria pra ca. La me preocupava com o fato de dizer um " ate logo" aos meus amigos e familia. Nem preciso dizer que foi horrivel. E se tem muitas horas em que acredito em uma forca superior, um apoio espiritual, assumo que naquele momento os tive.
De la pra ca, meses se passaram. E como ja escrevi por aqui, conheci pessoas fantasticas.
Alguns permacem, outros planejam suas viagens de volta ou rumo a novos horizontes, e outros se foram. Como destesto o sentimento de perda. O adiamento de uma conversa olhos nos olhos. Sei que existe tecnologia suficiente no planeta para conectar 2 pessoas que querem se falar. Mas nada substitui o estar perto literalmente.
Me lembro de quando eu era pequena e ia levar os meus avos para o aeroporto de Guarulhos.
Eles viviam fazendo viagens ao Libano. Eu nem ligava mto pra isso. Queria o presentinho de la e nada mais. Mas mais do que isso, eu queria mesmo ir ao aeroporto para poder andar de patins. Enquanto pessoas choravam se despedindo, eu e minha irma riamos de felicidade por estarmos deslizando naquele chao todo liso.
Tem horas que a vontade de voltar a ser crianca eh incontrolavel. Hoje, quando penso em aeroporto me lembro da despedida mais triste que vivi ate entao:
Eu, Cathe, Fabio, Cris e Du fomos levar o Ro para o aeroporto. Ele precisava voltar para iniciar um tratamento. Algumas horas depois, eles precisaram ir embora. Todos trabalhavam no dia seguinte, e eu nao.
Me vi sozinha com ele as 2 da manha. Aqui, o Check-in fica dentro do portao de embarque. O aviao sairia as 4. Mas a despedida foi as 2:15.
O famoso no na garganta, a vontade absurda de chorar, o medo de perder, tudo isso acompanha qualquer um que esteja se despedindo de um ente querido. Comigo nao foi diferente. Um abraco ultra apertado e um ate logo. Um pedido: Me espera?
Claro que sim. Planejavamos o seu retorno em 6 meses. No maximo. E eu esperaria mais ainda se precisasse. Esperaria como amigo, namorado, irmao, filho, amante, mas o teria em minha vida, de qualquer maneira.
Certa de que ele estava bem dentro da area de embarque, me viro em direcao a porta e saio a rua. Por ser madrugada, o movimento era menor. Eu andava sozinha, rumo ao estacionamento, e inumeros taxis paravam ao meu lado oferecendo transporte. Minha vida tem trilha sonora. E a musica era "The Scientist" do Coldplay. Enxugava minhas lagrimas, tentava manter a cabeca erguida pra poder atravessar a rua. Eu estava em um filme. Quem estava na rua podia ver a minha angustia.
Nem dois meses depois, outra despedida. Praia, flores brancas, uma conchinha na mao. Era o meu ate mais ver.
Talvez nao seja tao em breve, mas estou certa de que nos encontraremos.
Quando penso em aeroporto e cinema penso em "Wicker Park", com Josh Hartnet. O filme retrata perfeitamente as indas e vindas da vida. Os encontros e desencontros. As chegadas e despedidas. O destino.
Me deparo com outra despedida. Uma amiga querida pensa em dizer adeus. O bom eh que sera pra aqui do lado, Bahrein, mas meu egoismo fala mais alto...
Ontem mesmo disse pra ela: Use suas asas e voe. Essa menina tem futuro. Nao importa pra onde va.
E isto eh Dubai. Um palco que proporciona muitos encontros. Para pessoas que plantam sementes boas, o final sempre sera feliz, repleto de amigos do mundo todo, mesmo depois de 50 anos da louca experiencia que eh esta cidade.
Assim eu espero.

Meu anjo da guarda

Meu anjo da guarda
Feb 18, '07 2:28 AMfor everyone
Antes de mais nada: Obrigada!
Fiz parte da vida do alguem mais especial que ja conheci. Sorriso contagiante, alma iluminada. Uma paz de espirito perceptivel a milhares de quilometros.
Foi tudo tao rapido e intenso. Intensidade define vc. Pra vc nao existe o quase, o copo metade vazio,o morno, o outono. Vc faz qualquer um se apaixonar em 5 minutos de conversa.
A conversa. Percepcao, os meios de comunicacao como extensao do homem, musica, politica, literatura, arte...ai a arte...O nosso mochilao pra Europa combinado desde o nosso primeiro encontro vai ter que esperar um pouco. Miro eh imortal. Vc pra mim tb eh.
Em dois meses aprendi tanto com vc. E por ironia, nos aproximamos mais pelo que acabou nos afastando. Foi a epoca mais intensa da minha vida. Doi agora, demais. Mas nao me arrependo por um minuto. Talvez ninguem me olhe do jeito que vc um dia fez. Talvez eu nao sinta a responsabilidade pela vida de alguem como foi com a sua. Talvez eu nunca mais veja um sorriso tao gostoso, nao sinta um abraco tao carente, ou uma palavra tao sincera.
Eu queria tudo isso agora. Mesmo sabendo que vc esta melhor assim. Assumo o meu egoismo e digo que queria vc aqui pra eu poder falar tudo o que eu gostaria, sem medo de vc se apavorar, ja que tudo aconteceu tao rapido. Amar em 2 meses? Pq nao?
Com vc eu fui eu mesma. Posso nao ter falado do meu amor por vc. Mas vc sabia da existencia dele. Vc sabia de tantas coisas. Enxergava as pessoas, nao apenas as via. Vc reconheceu a estrelinha dentro dos meus olhos quase verdes, ria qdo eu mostrava medo ao assistir Poltergeist, ficou amigo da minha irma pelo telefone, me escutava, aturou minha crise de ciume, me pediu desculpas, me falava obrigado sem precisar, me incentivou a pegar este novo trabalho( mesmo nao sendo o meu sonho), me fez querer ainda mais a aprender frances, nao admitia que alguem criticasse o Lula, adorava contar sobre as tatuagens meio sem sentido, odiava que eu gostasse de Oasis, me apresentou ao Portshead, mostrou que um cara com um alargador pode tocar pandeiro como ninguem, chorava de saudade da Lasquinha e Berenice, adorava falar do pao de queijo da tia e da chuvinha que caia em Americana enqto eu estava no seco de Dubai, se mostrava ansioso com a chegada da linda sobrinha Isadora e mesmo nao aguentando de dor fazia questao de comprar presentes pra irma e todas as tias. Tinha tanta saudade da mae...e agora esta com ela. Confiou seus pertences a mim. Em meu quarto me vejo rodeada de suas apostilas de frances, seus livros, xampus, pasta de dente, seu pandeiro, roupas, os vinhos que vc me pediu para que eu nao abrisse para que tomassemos juntos quando vc voltasse pra ca. Vc nao confiou somente seus pertences, vc me confiou a sua vida.
Outra vez eu seguraria teu braco no soro e choraria escondido, virada pro outro lado, soh pra fingir que era forte e que estava tudo bem. Por vc eu assinaria outro termo de responsabilidade, por vc eu passaria outras mil noites secando lagrimas e fazendo carinho na sua barriga pra dor passar, por vc eu falaria com outros tantos medicos, por vc eu brigaria no aeroporto pra conseguir oq vc precisava, por vc eu ficaria sem comer para que vc nao passasse vontade, enfim, por vc eu faria tudo outra vez.
Vc odiava o preterito imperfeito. Eu queria um abraco? Nao, eu quero! Por que eu "queria"se posso trazer seu abraço para cá agora?O tempo!!! Podemos brincar com ele. Mera ferramenta!!! (Suas palavras)
Prometo olhar pela sua familia aqui. E a gente se encontra. Pq tenho certeza de que o que vivemos aqui nao foi em vao. Nada disso foi a toa. Vc veio me dar um oi. Me lembrar da sua existencia.
Fazer a minha vida diferente. Me trazer mais paciencia. Garra. Vc trouxe sol pros meus dias nublados, lembra?
E mesmo que no momento eu soh consiga enxergar uma nuvem preta enorme em cima da minha cabeca, sei que um dia o sol volta pro meu ceu. Ou seria a lua?
Vc eh meu anjo da guarda. O guerreiro mais pacifico que eu conheci. O santo mais divertido que se pode ter noticia. Te amo eternamente Rodrigo Santiago Barbosa.
Fica em paz.

Um dos milhares de elevadores de Dubai

Um dos milhares de elevadores de Dubai
Feb 6, '07 7:52 AMfor everyone
Eram 6 e pouco da tarde. Depois de esperar quase que 10 minutos pelo quase unico transporte viavel do 39.o andar ate o chao, consigo de fato pensar em ir embora. Sim eh quase que unico. Soh me restaria a escada ou a janela. E eu nao faco o tipo atleta, muito menos a suicida, entao...me resta o elevador.
La me deparei com dois indianos, tres filipinos e uma outra moca que nao sei de onde era. Os indianos falavam em alto e bom som algum dos varios dialetos que eles tem em seu pais. Os filipinos em som mais alto ainda falaram tagalo do 39 ate o ground floor.
A outra moca foi lendo revista o trajeto todo. E eu com uma dor de cabeca de matar nao aguentava mais aquela falacao...
Bom, 39 andares fazem o caminho ser longo. O elevador eh rapido, mas nao eh um trem-bala. A minha dor de cabeca soh piorava pq alem de tdo levava umas pontadas por causa da pressao. Sim, sao 39 andares!
Depois de parar em algum andar pros indianos descerem, paramos no G de Ground. Os filipinos desceram. A moca continuava a ler a revista. Soh tinha mais um botao apertado, que era o meu destino e eu entrei depois que ela, logo ela desceria la tb, mas ela nao estava nem ai...
"Excuse me, aren't you going to G?
Yes, I am...E continuou entretida na sua leitura
So, this is it...
Oh, sorry, thanks a lot."

O que sera que tinha de tao interessante naquela revista???
=P

Um Viva ao time de Futebol dos Emirados Arabes!

Um Viva ao time de futebol dos Emirados Arabes!
Feb 1, '07 4:29 AMfor everyone
Foi a primeira vez que os Emirados Arabes ganharam a Copa do Golfo.
A final foi contra Oman, e o plocar ficou em 1 X 0 .
Gente, como esses arabes sao apaixonados por futebol. A comemoracao do titulo foi tao apaixonante, tao "wowwww" que surpreendeu ate uma brasileira pentacampea do mundo. Carros desfilando com bandeiras do pais, pessoas com o corpo pra fora da janela ou em cima do capo do carro dancando com bengalas (instrumento da danca tipica), ursos de pelucia gigantes entalados no teto - solar, buzinas sem fim ate de madrugada sendo que no dia seguinte todos teriam que acordar cedo para trabalhar. Deveria ser decretado feriado nacional. E nao digo isso pq estou com vontade de ferias, mas sim pq foi algo historico para os emiratis. (Tudo bem, tb adoraria ficar de pernas pro ar por alguns dias).
O governo ate disse que a popucao teria a liberdade pra comemorar, ocupar as ruas e tal, mas que tudo fosse feito com cautela, sem rachas e manifestacoes inconsequentes. Pessoas morrem a rodo em acidente de transito. Eu nunca vi nada igual. Em todo esquina tem alguma ocorrencia. Ja cansei de ver carro capotado, vidros estilhacados no chao...Eh um horror. Tem uma televisao local que esta fazendo uma campanha contra a velocidade: "Speeders, they are killing us".
E ahhh, muito importante. O DJ Moe (ele eh demais,nao eh?), da 104.8 fm, Channel 4, disse assim: Parabens ao time dos Emirados. Quem disse que precisamos ir para o Brasil pra assistir um bom futebol?
Tome =/
Do jeito que as coisas andam no meio futebolistico brasileiro acho melhor virar "fan" dos Emirados...

A lista

A Lista
Jan 30, '07 5:31 AMfor everyone

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você

Oswaldo Montenegro

Li no muralzinho que tinha dentro do elevador la no meu predio em sp. Tinha mania de pegar emprestado, copiar e devolver.
Hoje lembrei disso e resolvi dividir...

AMIGOS

AMIGOS
Jan 30, '07 4:35 AMfor everyone
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes devotoe a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos !
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.
Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabemque estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários,de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí,e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.Se todos eles morrerem, eu desabo!Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos,cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim,compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado,morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber -que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinicius de Moraes

A primeira vez que li isso foi em 2001. Eu estava no cursinho, no Anglo Joao Dias, e a Debora escreveu isso em uma das minhas apostilas. Faz alguns anos que nao converso com ela. Nos afastamos depois que cada uma entrou na faculdade. Hoje sou formada em Publicidade e Propaganda. Acho que ela se formou em Relacoes Internacionais.

Olhos pretissimos

Olhos pretissimos
Jan 29, '07 2:12 AMfor everyone
Eu estava me sentindo pessima. Tinha chegado atrasada aqui no trabalho e nao tinha dado tempo de passar nem um blush...
Fui ao banheiro depois de ter aparecido aqui pro meu chefe, e resolvi passar rimel.
Voltei ao escritorio...
O mesmo rimel deve ter causado alguma irritacao em um dos meus olhos, ou sei la se entrou algum cisco nele.
Soh sei que pus a minha mao. Nisso, meu chefinho me chamou...ele me olhava de um jeito estranho...
Quando eu estava saindo da sala dele, ele me chamou..." Shadya"... e fez gestos com a mao...apontou pro olho dele..
Eu na hora me liguei...e falei:" Ah ta, vou limpar..."
Cheguei no espelho, e tinha um risco preto do meu olho ate a sobrancelha....Nao conseguia parar de rir...
Ai como eh bom vc rir de si mesmo...Passei vergonha, mas fez o meu dia muito mais divertido...

You have your Lebanon and I have my Lebanon

You Have Your Lebanon and I Have My Lebanon
Jan 28, '07 2:16 AMfor everyone
(written after the first World War, in the 1920's)
"You have your Lebanon and its dilemma. I have my Lebanon and its beauty. Your Lebanon is an arena for men from the West and men from the East.
My Lebanon is a flock of birds fluttering in the early morning as shepherds lead their sheep into the meadow and rising in the evening as farmers return from their fields and vineyards.
You have your Lebanon and its people. I have my Lebanon and its people.
Yours are those whose souls were born in the hospitals of the West; they are as ship without rudder or sail upon a raging sea.... They are strong and eloquent among themselves but weak and dumb among Europeans.
They are brave, the liberators and the reformers, but only in their own area. But they are cowards, always led backwards by the Europeans. They are those who croak like frogs boasting that they have rid themselves of their ancient, tyrannical enemy, but the truth of the matter is that this tyrannical enemy still hides within their own souls. They are the slaves for whom time had exchanged rusty chains for shiny ones so that they thought themselves free. These are the children of your Lebanon. Is there anyone among them who represents the strength of the towering rocks of Lebanon, the purity of its water or the fragrance of its air? Who among them vouchsafes to say, "When I die I leave my country little better than when I was born"?
Who among them dare to say, "My life was a drop of blood in the veins of Lebanon, a tear in her eyes or a smile upon her lips"?
Those are the children of your Lebanon. They are, in your estimation, great; but insignificant in my estimation.
Let me tell you who are the children of my Lebanon.
They are farmers who would turn the fallow field into garden and grove.
They are the shepherds who lead their flocks through the valleys to be fattened for your table meat and your woolens.
They are the vine-pressers who press the grape to wine and boil it to syrup.
They are the parents who tend the nurseries, the mothers who spin the silken yarn.
They are the husbands who harvest the wheat and the wives who gather the sheaves.
They are the builders, the potters, the weavers and the bell-casters.
They are the poets who pour their souls in new cups.
They are those who migrate with nothing but courage in their hearts and strength in their arms but who return with wealth in their hands and a wreath of glory upon their heads.
They are the victorious wherever they go and loved and respected wherever they settle.
They are the ones born in huts but who died in palaces of learning.
These are the children of Lebanon; they are the lamps that cannot be snuffed by the wind and the salt which remains unspoiled through the ages.
They are the ones who are steadily moving toward perfection, beauty, and truth.
What will remain of your Lebanon after a century? Tell me! Except bragging, lying and stupidity? Do you expect the ages to keep in its memory the traces of deceit and cheating and hypocrisy? Do you think the atmosphere will preserve in its pockets the shadows of death and the stench of graves?
Do you believe life will accept a patched garment for a dress? Verily, I say to you that an olive plant in the hills of Lebanon will outlast all of your deeds and your works; that the wooden plow pulled by the oxen in the crannies of Lebanon is nobler than your dreams and aspirations.
I say to you, while the conscience of time listened to me, that the songs of a maiden collecting herbs in the valleys of Lebanon will outlast all the uttering of the most exalted prattler among you. I say to you that you are achieving nothing. If you knew that you are accomplishing nothing, I would feel sorry for you, but you know it not.
You have your Lebanon and I have my Lebanon".
Gibran Khalil Gibran

Casamento arabe

Casamento arabe
Jan 24, '07 2:42 AMfor everyone
Bom, pra quem nao sabe, minha familia eh do Libano e tenho 23 anos. Entao imaginem o que os meus queridos parentes daqui dos Emirados (sim, tenho familia por aqui tb) comecaram a planejar sem eu saber?
Casamento!!
Eu sou pra casar minha gente, mas nao agora!!
Meu tio avo no Brasil falava que nao queria que eu e minha irma viessemos pra ca pq tinha medo que acabassemos ficando por esses lados do mundo. Eu nem me preocupava com isso, tem pai arabe que nao ve a hora de ver a filha casada, com 5 filhos, o meu nao. Claro que ele quer que eu case. Mas desde bebezinha ele me dizia que eu tinha que me formar na faculdade, fazer MBA, doutorado e depois pensar nisso. Hahahaha ele nao eh demais?
E como soh terminei a faculdade ainda tenho muito tempo pra ficar comendo a comidinha da mamae!!
Tudo estava tranquilo. Uns dez meses se passaram, e nada e nem ninguem havia se manifestado quanto a este assunto. Pelo menos nao na nossa frente.
Outro dia fui almocar com a minha mae e minha tia, prima do meu pai, no shopping e entao esta me fez a primeira de muitas perguntas: "Shadya, o que vc pretende da sua vida?"
Ui...me pegou de surpresa.
"Ah tia, quero trabalhar bastante aqui e voltar com o meu curriculo bem cheio pro Brasil.
Ah e quero casar um dia tambem, ter filhos."
"Mas vc pode trabalhar aqui. E casar aqui. E ter filhos aqui."
Ai meu Deus. Eu nao quero ficar AQUI!!
"Nao tia, acho que nao."
"Mas pq? Vc acha que nao pode arranjar um bom marido por aqui?"
"Nao."
"E nem no Libano?"
"Acho que nao."
"E onde vc pretende se casar entao Shadya?"
"Tia, ainda esta cedo pra pensar nisso. Mas o Brasil seria uma otima opcao, afinal nasci e vivi la a vida toda."
Ai ela comecou com um papo da religiao. De que gostaria que eu casasse com um muculmano. Eu disse:" Ta tia, ta bom, Inshallah".
Nao disse isso pra ela no dia. Mas ela sabe que eu penso que carater nao tem a ver com religiao. Quisera eu que as pessoas mais religiosas fossem as mais honestas e de bom coracao. Nao eh sempre assim...
No dia seguinte, a mesma tia foi falar ao meu pai que seu irmao tinha interesse em se casar comigo. Ele nunca me viu, talvez tenha visto por fotos. Tem uns 35 anos, e mora no Qatar. Ele quer uma pessoa que seja independente, moderna, ocidental (essas foram as palavras dela).Meu pai o conhece, claro. Mas nao deixou nem que a minha tia terminasse o que ela queria dizer.
Disse um nao bem bonito. E disse que eu casaria com quem eu escolhesse. E de preferencia, nao deste lado do mundo.
Come on...eu acredito no amor, poxa. Nao acredito nesses "blind dates", em que o cara nunca nem sentou com a mulher pra conversar e ja vai logo falando que quer casar...Casamento nao eh negocio, eh convivencia, e com muito amor e respeito de preferencia, senao nao ha razao de ser.
Claro que meus tios ficaram pasmos. Devem estar pensando que ja tenho quase idade pra ser avo e nao estamos nem um pouco preocupados. Hahhahahaha
A minha tia no fim das contas ficou feliz. Disse que o marido dela esta aprendendo muito com o meu pai. Eles tem uma filha de 13 anos. E ela espera que ate a menina completar a "idade boa" pra casar, o marido tenha aprendido a respeitar e apoiar a decisao da filha em primeiro lugar. E claro, perceber que nem sempre o casamento eh sinonimo de felicidade.

Chaleira parte 2

Chaleira parte 2
Jan 24, '07 2:02 AMfor everyone
Cheguei em casa ontem a noite, e durante o jantar eu e meu pai conversavamos sobre a situacao dos indianos em Dubai.
Sabem o que ele me disse?
Que se os indianos puderem escolher onde morrer, escolheriam morrer aqui.
Eu na ingenuidade perguntei se seriam vistos como herois em sua terra natal, ja que vieram em busca de vida melhor.
Ele disse que nao. Que na India eles nao sao tratados como gente. Que se aqui eh assim, la eh pior. La eles vivem na miseria e nao tem direitos.
Aqui eles tem.
Ai ai

A chaleira

A chaleira
Jan 23, '07 1:42 AMfor everyone
" Senhora, me desculpe mas ele aqui quebrou a chaleira."
"Onde estava a chaleira? "
"Na mesa do chefe."
Mmmmmm
"Pega esse dinheiro e compra outra?!" ( um deles tirou uma nota de 100 dhs do bolso)
Os dois indianos estavam palidos e assustados.
Pediram para que eu fosse dar a noticia ao manager. Eu fui.
"Fala que esta OK, mas que descontaremos no final do mes na ordem de servico." (ja que a limpeza do escritorio eh um servico terceirizado)
Voltei ate os indianos, e dei o recado.
"Nao nao, por favor. Nosso supervisor nao pode saber!! Por favor. Pega o dinheiro e compra, mas por favor..."
Voltei ao chefe. E pedi para que nao contassemos ao supervisor.
Ele disse que tudo bem. E que nao aceitariamos tambem o dinheiro:
"Haram" ou coitado em portugues.
Voltei aos indianos. Depois do que disse a eles, entraram na sala do chefe quase que aos pulos. Nao paravam de agradecer. Se curvaram. Thank you sir pra ca, thank you sir pra la.
"Que isso nao se repita!"
"Ok sir, thank you" e sairam da sala meio perdidos, parecendo dois atores timidos saindo de cena.
Aquela chaleira poderia custar o emprego deste pobre indiano. Mas nao eh apenas isso.
Se este indiano ganha 600 dhs por exemplo (absurdo de pouco,foi um chute muito baixo), no final do mes ele consegue 6.600 rupias indianas. O que eh muito! Se ele tem familia la eu nao sei. Deve ter. E se tiver, ele deve ficar com 200 aqui e mandar o resto pra la. Sim, eh assim que os indianos fazem.
Corro o risco de estar tendo uma visao muito romantica da coisa. Mas pode uma chaleira causar tantos danos? Creio que sim.
O sonho de uma vida melhor poderia ser interrompido ali.
Eh incrivel a submissao desses homens. Eu com a minha mania de pensar em tudo, questiono isso: Quem disse que os arabes, europeus ou brasileiros sao melhores do que eles?
Talvez seja a promessa de um novo mundo que tire o brilho dos olhos deles. O Ro sempre me diz que nao via brilho nos olhos deles. Que nao conseguia enxergar alem. Sera que trabalhar demais ou se sentir inferior o tempo todo faz isso?
Mas essa tal promessa nos ja conhecemos. Eh a mesma que faz muitos nordestinos irem pra Sao Paulo, ou latinos para os Estados Unidos*...tudo por causa da tal vida a ser conquistada.
Como muitos ja sabem, a maioria da populacao dos Emirados Arabes eh indiana. Eles trabalham em construcoes, fazem servico de limpeza, sao motoristas, etc...Digamos que sejam a mao de obra barata da regiao. Sao escravizados por seus patroes. Os que trabalham em obras, permanecem nelas de sol a sol, muitas mortes ja foram registradas por isso. A pressao sanguinea cai, e os trabalhadores despencam dos andaimes. Sim, muito triste.
Ano passado, uma rebeliao fez historia por aqui. Os indianos que trabalham nas obras do Burj Dubai (predio que sera o mais alto do mundo), reclamaram das condicoes a que estavam submetidos, e cruzaram os bracos!!! Estao comecando a lutar por seus direitos!! Ate saiu na Revista Veja. Sim, a Veja ate que faz boas materias vez e outra. Muito vez e outra, diga-se de passagem. Falavam do glamour de Dubai, dos arranha-ceus de fazer o queixo cair, das mesquitas majestosas, das varias culturas, belas praias, mas tambem da prostituicao e abuso do trabalho.
Mas vem ca?! Quem constroi mesmo os arranha-ceus de fazer o queixo cair?


*Ou muitos brasileiros pra Dubai, mas acredito que as condicoes de trabalho sejam bem diferentes,ne?

Sobre Dubai...

Sobre Dubai...
Jan 16, '07 2:11 AMfor everyone
- Dubai eh um dos sete Emirados Arabes
- A lingua oficial eh o arabe mas eu vejo o ingles como a lingua mais usada.
- Embora o Islam seja a religiao majoritaria, encontramos tambem hindus, cristaos, etc...
- 1 dolar = 3,65 dirhams
- Eh a terra do "comprar". Tem sempre alguma liquidacao rolando!! Do buy!!
- Tem quem diga que o petroleo daqui vai acabar em 2010. Por isso o forte investimento em comercio e turismo.
- Os Emirados Arabes sao o 3.o pais em consumo de agua em garrafa. Sao 163 litros por pessoa ao ano. Soh perdem para a Italia e Mexico.
- Eh a terra dos superlativos. Jebel Ali eh o maior porto do mundo, Burj Al Arab o hotel mais luxuoso, Burj Dubai o predio mais alto, e assim vai...
- Existe um problema serio em relacao a mao de obra aqui e direitos humanos. Os indianos trabalham bem mais do que 12 horas por dia, debaixo de um sol dos infernos e ganham um absurdo de pouco (esse pouco na conversao para a moeda deles se torna muito) =/
- Os emiratis sao a minoria da populacao. O Governo atualmente faz campanhas para isso mudar.
- A cada esquina vc ve no minimo 2 construcoes sendo iniciadas.
- 25% dos guindastes do mundo estao aqui.
- Os motoboys estao chegando pra ficar. =/
- O transito eh caotico. =/ =/
- Nao vemos buracos nas ruas.
- Pessoas que nascem aqui nao sao consideradas cidadas a menos que seus pais sejam.
- Um jornal da regiao: http://www.gulfnews.com/

O enforcamento do Saddam sob o meu ponto de vista

O enforcamento do Saddam sob o meu ponto de vista
Jan 14, '07 12:33 PMfor everyone
“Shadya, o Saddam Hussein vai ser executado hoje às 6 e meia da manhã” -Disse a minha irmã. Era madrugada, senti alívio e indignação. Um turbilhão de sentimentos tomou conta de mim. A única coisa que falei foi: Eu quero assistir. Parei para pensar no que disse. Me senti em um ritual macabro. Eu me vi sentada em frente a televisão, esperando a execução de um dos maiores ditadores da história. No que eu estava pensando? Em assistir a essa barbaridade com pipoca? Como se estivesse assistindo a um filme de 5.a categoria de Hollywood quando o herói estado-unidense vai salvar o mundo do bandido islâmico. Às 6 e meia fui acordada pela reza do Eid Al Adha. É feriado muçulmano. A reza de todas as manhãs foi diferente hoje. É o dia do sacrifício. Deus manda que se sacrifique um animal para alimentar os famintos. Matar Saddam Hussein vai transformar o Iraque em carnificina pura. Deus seria Bush? O animal, Saddam e o homem com fome seria a população mundial? A questão nem é mais se voce é a favor ou contra o ditador e genocida Saddam Hussein, a questão é, voce é a favor da vida?E se voce acredita em justiça feita pelas mãos do homem, então quem vai enforcar George W. Bush?
*Escrevi dia 30/12/06

As diferentes faces de Dubai

As diferentes faces de Dubai
Jan 14, '07 9:00 AMfor everyone
Eu sou brasileira. Sou libanesa tambem. O zelador do meu predio eh do Nepal. O dono do mercadinho eh indiano. O da lavanderia eh egipcio. Tenho um amigo paquistanes, outro da Africa do Sul. Ja trabalhei com palestino. Hoje trabalho com frances. Ganhei um colar de um amigo do Kenia. A mulher que me vende dvd eh chinesa e nao fala uma palavra de ingles. A moca que trabalha la em casa eh filipina. Ja sai com estonianas malucas. Ja conversei com um amigo brasileiro em uma sala onde indianos, ingleses, iranianos e um caxemir dancavam um psy -trance muito loucos. A balada da semana passada, dentre muitas nacionalidades que nem imagino, tinha alemaes, um local de mae inglesa, um cara do Azerbaijao, outros dois do Qatar, sendo que um deles eh primo do Maluf (politico de SP), e ate passaporte brasileiro ele tem.
Sou uma cidada do mundo. Vivo uma cultura diferente a cada instante. A cada conversa um novo sotaque, um novo universo.
=P

*Estou sem a devida acentuacao no computador