Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Wednesday, March 7, 2007

A chaleira

A chaleira
Jan 23, '07 1:42 AMfor everyone
" Senhora, me desculpe mas ele aqui quebrou a chaleira."
"Onde estava a chaleira? "
"Na mesa do chefe."
Mmmmmm
"Pega esse dinheiro e compra outra?!" ( um deles tirou uma nota de 100 dhs do bolso)
Os dois indianos estavam palidos e assustados.
Pediram para que eu fosse dar a noticia ao manager. Eu fui.
"Fala que esta OK, mas que descontaremos no final do mes na ordem de servico." (ja que a limpeza do escritorio eh um servico terceirizado)
Voltei ate os indianos, e dei o recado.
"Nao nao, por favor. Nosso supervisor nao pode saber!! Por favor. Pega o dinheiro e compra, mas por favor..."
Voltei ao chefe. E pedi para que nao contassemos ao supervisor.
Ele disse que tudo bem. E que nao aceitariamos tambem o dinheiro:
"Haram" ou coitado em portugues.
Voltei aos indianos. Depois do que disse a eles, entraram na sala do chefe quase que aos pulos. Nao paravam de agradecer. Se curvaram. Thank you sir pra ca, thank you sir pra la.
"Que isso nao se repita!"
"Ok sir, thank you" e sairam da sala meio perdidos, parecendo dois atores timidos saindo de cena.
Aquela chaleira poderia custar o emprego deste pobre indiano. Mas nao eh apenas isso.
Se este indiano ganha 600 dhs por exemplo (absurdo de pouco,foi um chute muito baixo), no final do mes ele consegue 6.600 rupias indianas. O que eh muito! Se ele tem familia la eu nao sei. Deve ter. E se tiver, ele deve ficar com 200 aqui e mandar o resto pra la. Sim, eh assim que os indianos fazem.
Corro o risco de estar tendo uma visao muito romantica da coisa. Mas pode uma chaleira causar tantos danos? Creio que sim.
O sonho de uma vida melhor poderia ser interrompido ali.
Eh incrivel a submissao desses homens. Eu com a minha mania de pensar em tudo, questiono isso: Quem disse que os arabes, europeus ou brasileiros sao melhores do que eles?
Talvez seja a promessa de um novo mundo que tire o brilho dos olhos deles. O Ro sempre me diz que nao via brilho nos olhos deles. Que nao conseguia enxergar alem. Sera que trabalhar demais ou se sentir inferior o tempo todo faz isso?
Mas essa tal promessa nos ja conhecemos. Eh a mesma que faz muitos nordestinos irem pra Sao Paulo, ou latinos para os Estados Unidos*...tudo por causa da tal vida a ser conquistada.
Como muitos ja sabem, a maioria da populacao dos Emirados Arabes eh indiana. Eles trabalham em construcoes, fazem servico de limpeza, sao motoristas, etc...Digamos que sejam a mao de obra barata da regiao. Sao escravizados por seus patroes. Os que trabalham em obras, permanecem nelas de sol a sol, muitas mortes ja foram registradas por isso. A pressao sanguinea cai, e os trabalhadores despencam dos andaimes. Sim, muito triste.
Ano passado, uma rebeliao fez historia por aqui. Os indianos que trabalham nas obras do Burj Dubai (predio que sera o mais alto do mundo), reclamaram das condicoes a que estavam submetidos, e cruzaram os bracos!!! Estao comecando a lutar por seus direitos!! Ate saiu na Revista Veja. Sim, a Veja ate que faz boas materias vez e outra. Muito vez e outra, diga-se de passagem. Falavam do glamour de Dubai, dos arranha-ceus de fazer o queixo cair, das mesquitas majestosas, das varias culturas, belas praias, mas tambem da prostituicao e abuso do trabalho.
Mas vem ca?! Quem constroi mesmo os arranha-ceus de fazer o queixo cair?


*Ou muitos brasileiros pra Dubai, mas acredito que as condicoes de trabalho sejam bem diferentes,ne?

No comments: