Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Wednesday, March 7, 2007

Dubai - Um ir e vir com razao

Dubai - Um ir e vir com razao
Mar 6, '07 4:41 AMfor everyone
Vejo Dubai como um aeroporto.
Milhares de pessoas aterrisam e decolam todos os dias.
Vc sente essa dinamica nas ruas. Eh um movimento non-stop.
Pessoas de todos os cantos do mundo, com diferentes crencas e feicoes.
Alguem se lembra daquele videoclip da Madonna, Ray of Light? A camera eh ultra-rapida e ela danca, no centro da tela, ensandecida, ate meio perdida a tantas coisas acontecendo em volta dela?
Sinto que minhas emocoes sao mais intensas nesta cidade. O amor parece ser mais incondicional. A dor machuca mais. A solidao eh muito mais louca. Ate uma simples gripe leva mais tempo a ser curada.
Pq?
Detesto despedidas. E parece que venho fazendo isto desde o momento em que soube que viria pra ca. La me preocupava com o fato de dizer um " ate logo" aos meus amigos e familia. Nem preciso dizer que foi horrivel. E se tem muitas horas em que acredito em uma forca superior, um apoio espiritual, assumo que naquele momento os tive.
De la pra ca, meses se passaram. E como ja escrevi por aqui, conheci pessoas fantasticas.
Alguns permacem, outros planejam suas viagens de volta ou rumo a novos horizontes, e outros se foram. Como destesto o sentimento de perda. O adiamento de uma conversa olhos nos olhos. Sei que existe tecnologia suficiente no planeta para conectar 2 pessoas que querem se falar. Mas nada substitui o estar perto literalmente.
Me lembro de quando eu era pequena e ia levar os meus avos para o aeroporto de Guarulhos.
Eles viviam fazendo viagens ao Libano. Eu nem ligava mto pra isso. Queria o presentinho de la e nada mais. Mas mais do que isso, eu queria mesmo ir ao aeroporto para poder andar de patins. Enquanto pessoas choravam se despedindo, eu e minha irma riamos de felicidade por estarmos deslizando naquele chao todo liso.
Tem horas que a vontade de voltar a ser crianca eh incontrolavel. Hoje, quando penso em aeroporto me lembro da despedida mais triste que vivi ate entao:
Eu, Cathe, Fabio, Cris e Du fomos levar o Ro para o aeroporto. Ele precisava voltar para iniciar um tratamento. Algumas horas depois, eles precisaram ir embora. Todos trabalhavam no dia seguinte, e eu nao.
Me vi sozinha com ele as 2 da manha. Aqui, o Check-in fica dentro do portao de embarque. O aviao sairia as 4. Mas a despedida foi as 2:15.
O famoso no na garganta, a vontade absurda de chorar, o medo de perder, tudo isso acompanha qualquer um que esteja se despedindo de um ente querido. Comigo nao foi diferente. Um abraco ultra apertado e um ate logo. Um pedido: Me espera?
Claro que sim. Planejavamos o seu retorno em 6 meses. No maximo. E eu esperaria mais ainda se precisasse. Esperaria como amigo, namorado, irmao, filho, amante, mas o teria em minha vida, de qualquer maneira.
Certa de que ele estava bem dentro da area de embarque, me viro em direcao a porta e saio a rua. Por ser madrugada, o movimento era menor. Eu andava sozinha, rumo ao estacionamento, e inumeros taxis paravam ao meu lado oferecendo transporte. Minha vida tem trilha sonora. E a musica era "The Scientist" do Coldplay. Enxugava minhas lagrimas, tentava manter a cabeca erguida pra poder atravessar a rua. Eu estava em um filme. Quem estava na rua podia ver a minha angustia.
Nem dois meses depois, outra despedida. Praia, flores brancas, uma conchinha na mao. Era o meu ate mais ver.
Talvez nao seja tao em breve, mas estou certa de que nos encontraremos.
Quando penso em aeroporto e cinema penso em "Wicker Park", com Josh Hartnet. O filme retrata perfeitamente as indas e vindas da vida. Os encontros e desencontros. As chegadas e despedidas. O destino.
Me deparo com outra despedida. Uma amiga querida pensa em dizer adeus. O bom eh que sera pra aqui do lado, Bahrein, mas meu egoismo fala mais alto...
Ontem mesmo disse pra ela: Use suas asas e voe. Essa menina tem futuro. Nao importa pra onde va.
E isto eh Dubai. Um palco que proporciona muitos encontros. Para pessoas que plantam sementes boas, o final sempre sera feliz, repleto de amigos do mundo todo, mesmo depois de 50 anos da louca experiencia que eh esta cidade.
Assim eu espero.

No comments: