Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Wednesday, November 30, 2011

Writing non-stop. I'm back I guess! =D

This is a challenge that a friend of mine has given me. To write about anything for 5 minutes straight. Non-stop.
Brazil is an amazing country that will always be in my heart. People keep on saying that this is the only subject I talk about, but seriously i don't agree. I miss my family and the people there, I miss how things always flow, how we always manage to make things happen. o TAL DO JEITINHO brasileiro. While I was there it bothered me. Today it doesn't. Maybe because you stop seeing the bad things when you're far away.
Dubai is teaching me about people everyday. So many disappointments from those you least expect. So much joy and love from people that were always there for you, just waiting for the right opportunity to come shine and make the difference.
I'm happy today and feel complete. I found peace I guess.


Saturday, August 20, 2011

Não deixe pra amanhã!

Para nos tornarmos pessoas melhores.

Ric Elias conta no Ted sobre sua experiência no vôo 1549 que se acidentou em Janeiro de 2009 no Rio Hudson, Nova York.

"As 3 coisas que descobri quando o meu avião caiu".

Sensacional!

Wednesday, August 17, 2011

Um urso fora do lugar

Hoje a faxineira veio limpar a casa e tirou o urso enorme de cima do móvel. Ele estava há tanto tempo lá intacto que até fazia parte da decoração. Quando ela começou a limpar a estante eu comecei a lembrar de quando o ganhei e de repente, um turbilhão de memórias tomou conta de mim.
Acho que é assim na vida real. Temos tanta certeza que a pessoa estará lá para sempre, decorando nossas vidas, que muitas vezes não nos damos conta de sua importância - somente quando elas nos deixam...
Triste, não?
O urso me trouxe memórias boas, mas admito que me fez chorar e me fez pensar se deveria permanecer na minha sala...Eu percebi que ainda o amo, e não me tomou mais de 5 segundos fora do seu lugar para me lembrar de como a presença dele na minha sala enriquece o ambiente todo de uma forma diferente.


O que seria da vida se não fossem as metáforas?





Tuesday, July 12, 2011

História de amor

Para mim uma das mais belas histórias de amor contadas em menos de 5 minutos: Up! dos estúdios Disney-Pixar.

Eu desejo a todos nós algo assim, um amor verdadeiro - com momentos felizes e difíceis, mas duradouro.

Tuesday, July 5, 2011

Cuidando do meu jardim


Estava navegando pela net e achei esse texto...Ando vivendo e aprendendo...espero depois de um tempo olhar para trás e acreditar que tudo na vida segue um fluxo perfeito e que nada acontece por acaso...
"Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande. As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas. 
Temos que nos bastar… nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.
As pessoas não se precisam, elas se completam… não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente, a gostar de quem gosta de você".
“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!”

Mario Quintana

Tuesday, June 21, 2011

Encerrando ciclos


“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em  permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. 
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. 
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. 
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. 
Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.”
Fernando Pessoa

Monday, April 25, 2011

Algumas observações sobre Dubai...

- Se o calor daqui não existisse acredito que a maioria de nós amaria este lugar
- Existem muitas flores nos canteiros de avenidas, principalmente avenidas que estão no caminho de algum palácio real...vivo me perguntando sobre a logística de colocar uma mangueira em cada muda de flor. Ainda mais que a cada semana as flores são trocadas, de amarelas viram laranjas e assim vai...
- Dubai com seu complexo de grandeza mexe com o ego dos seus moradores. Outro dia escutei uma amiga que se diz comunista dizer que vai comprar uma BMW 3 series. Normal, não?
- Estudar na melhor faculdade não faz tanta diferença por aqui, já que o que importa mais é ter diploma de alguma universidade que se diz americana. (tsc tsc)
- Adoro ver o moço que empurra o carrinho do supermercado ser bem tratado por clientes - muita gente os trata como lixo
- Não existem muitas locadoras de filme por aqui. E as que existem exigem que você pague um depósito cada vez (na faixa de uns AED 100 por filme que é devolvido no momento da entrega). Isso tudo para evitar que os safadenhos sumam com os filmes.
- Usar camiseta do Brasil sempre está na moda por aqui, e não por brasileiros.
- Achei polenta no mercado aqui perto de casa e outro dia recebi um email do grupo de brasileiros em Dubai dizendo que acharam arroz Tio João na rede de supermercados Al Maya.
- Não vi muitas opções de Ovos de Páscoa. Só o tal do coelhinho dourado da marca Lindt.

Falando nisso, Feliz Páscoa a todos =)

Tuesday, April 19, 2011

Batuque das Arábias

Não tem perdão, sei que faz um tempo que não apareço e minhas desculpas não servirão de nada.
A verdade é que quando se está cansada, a inspiração não vem, as idéias não fluem e aí pronto...o blog fica meio que no esquecimento.
Vamos às updates:
Continuo trabalhando que nem uma louca, isso não é novo e acho que nunca vai mudar.
Minha conta do hotmail foi "hackeada" faz uns 2 meses e aí perdi todos os meus contatos do msn que venho sustentando há 10 anos, além dos emails, pastas...uma perda enorme já que sou uma colecionadora de tralhas.
Ando com muitos planos - estudos, viagens, filmes, livros...tudo para ocupar a cabeça e o pouco do tempo livre. Um sábio bem disse que cabeça vazia é a oficina do diabo...(não que eu acredite em diabo, mas acho que isso já seria assunto pra um outro post).

Divido com vocês o vídeo abaixo para mostrar um pouco das tradições e cultura daqui. Dá-lhe café, chá, baralho e claro, a trilha...

xoxo





Monday, March 14, 2011

Lovely Beirut


Oi pessoal,

Mil desculpas por ter desaparecido. Fui oficialmente promovida e as coisas estavam mais corridas do que o normal lá na agência.
Queria dividir um vídeo super empolgado de Dabke moderno filmado no duty free do aeroporto de Beirut.
Eita povo animado, não? São muito parecidos com os brasileiros :)

Bauci a todos.







Monday, February 21, 2011

Democracia ONLINE!


"Um egípcio batizou sua filha recém-nascida de "Facebook", em homenagem ao papel que a rede social desempenhou na concretização de uma revolução. Segundo a CNN, Gamal Ibrahim deu esse nome à menina para "expressar sua alegria com os resultados alcançados pela juventude do 25 de janeiro", de acordo com o jornal Al-Ahram, um dos mais populares do Egito.
Muitos jovens usaram o Facebook e outras redes sociais para organizar os protestos, que começaram em 25 de janeiro e levaram à derrubada do presidente Hosni Mubarak, após 30 anos no poder."
Trecho do site de Notícias do Terra

Graças ao Facebook e sites similares, a democratização da informação tem acontecido e hoje é capaz de mudar vidas de pessoas e destinos de países governados por ditadores fascistas!
Mubarak já caiu, e tudo indica que Gadaffi da Líbia vai pelo mesmo caminho!

Friday, February 18, 2011

O dono do brilho

Queria dividir algo que me fez rir hoje!
Entramos numa loja de revistas, e no caixa, um filipino gay super adorável grita do nada: Ma'aaaaaaaam, it's amaaaaaaazing! Eu, pasma, vejo que ele está olhando na altura do meu busto. Sorry?
Your necklaaaaaace ma'aaaaaam! It's amaaaaaaazing! It's so fancy!!!!! The leaf is so fine!!
Ah, it's from Accessorize! Super simple!

Pq não menti e disse que era da Tiffany & co.?
Podia ter passado por rica e elegante :p

Agora falando sério, adoro o senso de estilo e fashion skills que os gays têm! E adoro o jeito deles de nos fazer sentir lindas e "donas da purpurina" por algo tão pequenininho.
Deu vontade de ficar amiga dele e de convidar pra compras together!
Mas sabe o que foi o pior? Que eu fiquei toda envergonhada, tímida. Mas por que? Porque não estamos acostumados a escutar elogios de pessoas estranhas.
Se todos nós fizéssemos um elogio por dia, a quem for, acho que o mundo seria um lugar um pouco mais divertido, vcs não acham?
Viva a espontaneidade!

Wednesday, February 16, 2011

Homens são de Marte/ Mulheres de Vênus

O cliente me liga no cel. Eu não atendo. Estou no meio de uma conversa com minha colega de trabalho. O namorado que também é colega, pergunta: quem era? Eu, achando estranho, respondo: o cliente tal...
Ele vem na minha direção, pega o tel da minha mão, anota o número e sai andando.
Eu fiquei chocada, minha colega me diz: isso é inaceitável...como ele pode fazer isso?!
Eu respirei fundo, saí correndo atrás dele e aos berros digo: o que vc pensa que está fazendo? vc está louco? Nunca agiu assim!
Passei o dia todo p da vida! Preciso mencionar algo muito importante: era 14 de fevereiro - aniversário do meu paizinho, mas também o famoso dia de São Valentim.
Reclamei dele o tempo todo. A síria minha colega ficava colocando lenha na fogueira, me perguntando o tempo inteiro como é que eu podia estar com ele se nem me dar atenção no dia dos namorados ele dava...eu até desconfiei de tanta reclamação, ela não é boa atriz, mas eu estava à beira de um ataque de nervos, afinal, odeio homem insensível!
Quando de repente, de tardezinha, um vaso maravilhoso, super moderno, de rosas vermelhas vem à minha direção na agência. E algumas horas depois uma sacolinha azul bem famosa, de uma das marcas mais prestigiadas cai em minhas mãos =D
Dentro da caixinha azul tinha um anel muito lindinho!
E então eu descubro que o drama todo tinha sido combinado entre eles desde cedo...isso tudo para eu não desconfiar de nada e "valorizar"mais a surpresa no fim do dia.
Faz algum sentido?
Depois dizem que mulher pensa demais. Aposto que ele ficou matutando o dia todo - "tô exagerando ou não?!"


Monday, January 31, 2011

Revolução do povo do Egito

O vídeo começa mostrando um senhor falando da pobreza, do governo e dor da fome. Ele diz que seus filhos sentem fome. E que ele morrerá hoje pela revolução.

Outro diz:

"Eles não vão nos calar! Seja você cristão, muçulmano ou ateu, lute, e nós teremos os nossos direitos garantidos, de um jeito ou de outro! Eles nunca vão nos calar!"

No final, o cidadão mostra as mãos cheias de sangue e culpa o governo pelo caos.

O Mubarak tem que sair. Já são 30 anos de opressão, de uma ditadura sinistra, do povo ficando cada vez mais pobre, de fome e falta de qualquer perspectiva para o país mais populoso do Oriente Médio.

Liberdade de expressão já! Que os Egípcios tenham força para aguentar este caos que está sendo causado pelo próprio governo.
Afinal, a mensagem no final do dia é: Ruim com o Mubarak, mas o caos sem ele?

Definitivamente, ver pessoas tacando fogo em si próprias ou sendo atacadas pela polícia é triste. É a gota d'água. Mas acho demais ver o povo na rua. Um povo árabe, unido, lutando por nada mais do que seu direito de existir. De conviver em uma sociedade transparente, "civilizada" e por que não, um pouco talvez igualitária?!!

Um governo que solta 6,000 prisioneiros para assustar ainda mais a população, para saquear lojas, para depredar hospitais infantis não presta nem no inferno!

Viva a revolução do povo!

Crédito pelo amazing vídeo: Tamer Shaaban


Saturday, January 29, 2011

Yo-Yo I'm an Arab!

O menino Jad de 5 anos tem sido a sensação do momento.
Ele se apresentou no programa "Arabs Got Talent"do canal MBC 4 na semana passada e tem dado o que falar.
Diz se ele não tem talento?
Yo-Yo!




Tuesday, January 25, 2011

Eu hj ou TPM feia?

Como saber que as coisas não estão mais dando certo?
Acho que quando você percebe que a maior parte de seus dias são tristes ao invés de felizes.
O engraçado é que quando o dia é feliz, ele é tão feliz que dá até medo de ser um sonho...
Mas quando é triste, ele é simplesmente um inferno, como uma daquelas tempestades devastadoras. Quando o temporal passa fica aquele silêncio que incomoda, que ensurdece.
Não sei se é instinto ou não, mas algo me diz que tudo está para mudar. Sempre achei que fosse aberta pra mudanças, já que abracei com tudo a oportunidade de vir para Dubai sem meio que olhar pra trás. 5 anos se passaram e posso dizer que vi muita coisa por aqui.
Conheci pessoas incríveis. Amigos que vou levar para onde quer que eu for, brasileiros ou não, indivíduos que me abraçaram e me mostraram o verdadeiro significado da palavra amizade. Mas é claro que esbarrei com pessoas horríveis também. Mas a quem sou muito grata já que acredito que não aprendemos muito com palavras doces e verdadeiras. Aprendemos confiando em quem não devemos, a segurar as pontas quando a situação financeira não é das melhores, a tomar decisões mesmo sem ter amigos pra te apoiar, ou somente seguir em frente, mesmo sabendo que muitas das promessas que lhe foram feitas nunca se cumprirão.
Mas algo que ainda não aprendi foi a conviver com os momentos de solidão. A solidão definitivamente me assusta embora goste de ter o meu espaço.
Ando me sentindo só...magoada e desconfiada. Com a impressão de que a vida pode e DEVE ser bem mais do que isso.

Thursday, January 20, 2011

I love you São Paulo

Tem feito um friozinho por aqui...De noite deve chegar a uns 15 graus. No Brasil isso quase não faz cócegas, mas como geralmente aqui a temperatura vive nas alturas, o clima de preguiça e nostalgia tem dado às caras.
Saí da agência ontem às 11 pm. No caminho senti uma garoa fina, um frio tão típico das noites de São Paulo.
Parei no farol perto de casa, e viajei no tempo...Voltei pras noites em que dirigia o meu Palio Weekend. A roupa era praticamente a mesma, sempre gostei de cachecóis. A única coisa diferente foi o fato de me sentir segura e não me preocupar se alguém surgiria do nada pra me assaltar.
Foi um sentimento muito estranho; naquele momento quis estar em São Paulo à qualquer custo, mesmo que estivesse dirigindo nas noites escuras e inseguras da cidade. A segurança de Dubai naquele instante "came to my mind" e me fez respirar em paz, mas não apagou a saudade que sinto pela minha amada cidade chamada São Paulo.

Saturday, January 15, 2011

Moderno x Tradicional

A MTV Arabia exemplificou bem o choque do novo x tradicional em um de seus comerciais.
O clipe se passa em Baalbek, cidade histórica do Líbano, região que foi ocupada pela civilização Romana - onde construíram o Templo de Júpiter.

Homens que dançam o Dabke, dança tradicional, passam a dançar o break ao som remixado do DJ.
A fadinha é uma sátira da cantora quase que centenária Sabah.

Adorei!




Tuesday, January 11, 2011

Em busca da tal identidade

Que a Barbie é a boneca mais famosa do mundo todos nós sabemos!
Me lembro da polêmica quando éramos crianças, em que as pessoas falavam sobre a influência da moda Barbie em meninas inocentes. Que nós cresceríamos querendo ser loiras, magricelas e peitudas.
Bom, aqui no mundo árabe, medidas foram tomadas para que meninas se espelhassem em "alguém"semelhante a elas. Claro que ainda vendem a Barbie e a Bratz, mas na prateleira das lojas você encontra também uma terceira opção - "a boneca que se parece com quem você é". Não acho ruim não, afinal a sociedade está tentando defender sua identidade. Quem disse que é certo padronizar o modelo e vender bonecas loiras à rodo com a promessa de sucesso, beleza e Kens apaixonados?
Apresento a vocês a Sunayana, a Kareema e a Jamila. A primeira é indiana e veste até um sari super fashion, a segunda é uma árabe mais moderna e a terceira é local e veste a abaya típica da região do Golfo.

Saturday, January 8, 2011

Feliz Ano Novo!

Mil desculpas pela demora em escrever...estava literalmente ficando louca nos últimos dias.
Antes de qualquer coisa, queria desejar a todos um 2011 fantástico, cheio de amor, paz, muita saúde e sucesso.
O meu fim de ano foi meio tenso. No post anterior disse que encontrei um apartamento e que fiz a mudança durante o Natal, e tudo isso com a tal da gripe chata que ataca uma vez por ano graças a Deus.
O Reveillon foi algo nada planejado que no final acabou sendo legal. A mudança me fez gastar um pouco mais do que gostaria e por isso acabei não viajando pra lugar nenhum.
O meu único requisito foi começar o ano com o cabelo e as unhas arrumadas. Sabe quando vc vai pro salão praticamente vestindo seu pijama? Saí de casa assim naquele dia e como a lei de Murphy existe e eu posso provar, minha irmã me pede para passar no Dubai mall para buscá-la.
O trânsito já estava complicando pq o Burj Khalifa que fica na mesma região havia prometido a maior queima de fogos do mundo. Resolvemos estacionar os carros perto das saídas do shopping (para sair com facilidade na hora do caos) e passar o Reveillon na varanda da loja, que tinha vista exclusiva para o Burj, a maior torre do mundo. Corri para a H & M e comprei umas coisinhas, troquei de roupa lá mesmo :p
Restaurantes do shopping e dos hotéis da região cobraram caro pela vista. Uma multidão se aglomerou na área externa do shopping para poder assistir de graça ao show da fonte e da queima de fogos. Mulheres com bebês de colo sendo empurradas por homens furiosos, cenas absurdas que só provam que o mundo está cheio de gente burra e sem noção. Muitos poderiam ter morrido pela falta de organização. Um evento de celebração poderia ter acabado facilmente em tragédia.
Vc deve estar se perguntando - Mas e aí? Valeu a pena?
Bom, não paguei nada pela vista e não tive que ficar na muvuca, então pra mim valeu. Mas acho que já não posso dizer o mesmo pelos coitados que quase foram pisoteados. Poderia facilmente ter passado em casa, já que tinha colocado na cabeça que o mais importante não era o lugar, mas sim passar com quem eu amo. Não tive a chance de passar com meus pais e irmãos pequenos no Brasil, mas passei com os meus outros dois amores: minha irmã e o namo.
Os fogos duraram menos de 5 minutos. O namo tirou fotos iradas, prometo que coloco aqui para dividir com vcs.