Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Tuesday, April 24, 2007

Praca para criancas palestinas

Todos nos sabemos que as criancas sao as maiores vitimas de qualquer guerra. Alem de terem a tranquilidade e o direito de viver em paz roubados, estas perdem a simples condicao de criancas. Nao brincam, nao vao a escola, nao dao risada, nem fazem estrepulias. Sao mortas a rodo, consideradas meras baixas de guerra. Aprendem desde cedo que nao ha justica por meio da palavra, lhes eh ensinado que lutando talvez consigam o que querem. Lutando com pedras contra homens armados em seus tanques.
Refiro-me aqui ao caso das criancas palestinas. Mas que fique bem claro que sei da precariedade de vida que muitas outras enfrentam. Sejam arabes, brasileiras, africanas, entre outras.
Se 10 criancas fossem mortas nos EUA o assunto nao sairia da midia por 1 ano, veriamos palavras tristes do presidente George W. Bush, minuto de silencio, homenagens a vitimas, conheceriamos a historia de cada uma delas e sua familia.
Quando 10 criancas palestinas sao mortas a midia nem cobre mais. Sao numeros, nao sao consideradas pessoas que carregam nomes nem familia. Ninguem nem se pergunta mais o motivo de tal atrocidade.
Sao todas criancas nao sao? Qual eh a culpa das criancas do oriente? Carregam a infelicidade de terem nascido em um territorio que nao eh reconhecido como legitimo.
Pois bem, para amenizar um pouco do sofrimento dessas criancas, por que nao devolve-las a infancia?
Por que nao construir um espaco para que estas esquecam em meia-hora diaria de brincadeira que nao sao soldadinhos nem doninhas de casa?
Kais Ismail, filho de palestinos, teve uma ideia brilhante, e resolveu usar o orkut (site ja mencionado aqui) para discutir e difundir a ideia da construcao de uma praca na cidade de Silwad, perto de Ramallah, na Palestina, onde criancas finalmente poderao ser criancas. Chega de dividir a rua com tanques de guerra!
Para mudarmos o futuro de uma nacao devemos investir em educacao e lazer. E esta ai a chance. O terreno foi doado pela prefeitura; e a construcao e manutencao do espaco foram cotados em 150 mil dolares. Precisamos de apoio financeiro e ideologico. Na verdade, a maioria se comove com a causa, mas na hora de se posicionar a coisa muda, afinal, estar do lado palestino pode ser considerado uma afronta por muitos. Vamos nos ajudar, falar disso com o vizinho, o amigo da faculdade, vamos escrever em blogs, mandar emails pra jornalistas e pessoas influentes. Vamos mostrar a estes pequenos que ainda ha esperanca para eles. Que se nos juntarmos, a Praca Brasil para Criancas Palestinas sai do papel e pode mudar o rumo de suas vidas.
Tem orkut? Entre na comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27844160



Elas precisam da gente.

3 comments:

Luís said...

Que bacana!
Não conhecia esta iniciativa. Muito legal.
Vou dar uma sugestão: construírem uma área para paint ball.

Tá, tá, tá. Foi brincadeirinha. Não tá mais aqui quem falou (note a aliteração "tá, tá, tá").

Abraços corrosivos do sheik.

Cathe said...

Hahahahahahahaha Luis...no coments sobre isso!!!!

Bom ja to na comu...

bjus!

Kais Ismail said...

Olá!!

Q legal! Pena q só hoje estou tomando conhecimento do seu Blog...

Mas, quero dizer q a praça já foi construida e é possível ver as fotos dela aqui:
http://www.facebook.com/marianacebuharFOTOGRAFA?ref=profile#!/album.php?aid=137205&id=710718245&op=6

É lamentável q estejam ainda usando a comuna da Praça no Orkut, para fins políticos agora. Mas, valeu!!
Obrigado e beijos