Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Tuesday, January 11, 2011

Em busca da tal identidade

Que a Barbie é a boneca mais famosa do mundo todos nós sabemos!
Me lembro da polêmica quando éramos crianças, em que as pessoas falavam sobre a influência da moda Barbie em meninas inocentes. Que nós cresceríamos querendo ser loiras, magricelas e peitudas.
Bom, aqui no mundo árabe, medidas foram tomadas para que meninas se espelhassem em "alguém"semelhante a elas. Claro que ainda vendem a Barbie e a Bratz, mas na prateleira das lojas você encontra também uma terceira opção - "a boneca que se parece com quem você é". Não acho ruim não, afinal a sociedade está tentando defender sua identidade. Quem disse que é certo padronizar o modelo e vender bonecas loiras à rodo com a promessa de sucesso, beleza e Kens apaixonados?
Apresento a vocês a Sunayana, a Kareema e a Jamila. A primeira é indiana e veste até um sari super fashion, a segunda é uma árabe mais moderna e a terceira é local e veste a abaya típica da região do Golfo.

7 comments:

Ana Lucia said...

Rsrsrs que gracinhas! Achei meio estranhas, mas adorei!


Mas reparem que as Barbies estão com um corpo mais possível... quadris um pouco mais largos e seios menores! e sem tanta make-up! pode reparar! rsrsrs (bom, aqui no Brasil, né?)

Se bem que, eu particularmente, gosto das Polly's... conhece? Acho um must a roupinha de silicone bem bacaninha... pequenina, cabe na palma da mão rsrsrs

Dudu said...

Conheço!! Fashion Polly, certo? A minha irmãzinha colecionava :)

Ana Lucia said...

Não ri de mim, mas eu tinha 3 kkkkkkkkkkkkkk


Usava pra decorar a mesa do meu pc! Aí veio a filha da minha cunhada, deixei com ela rsrsrsrs

Manddy said...

Outro dia estava na net pesquisando sobre as roupas árabes para aprender os nomes corretos e achei um bando de "barbie" das arábias!!
Cheguei a copiar umas fotinhos para fazer um post sobre isso. Eu achei ótimo isso... fiquei pensando como era antes disso para as crianças locais: ter que comprar bonecas que não seguem os costumes delas?
Achei umas gracinhas. Como eu já me desfiz (há mtoooo) da minha coleção de Barbies, nem posso mais falar que vou comprar essas! rs
Bjinhos,
Manddy -http://tourdubaiguide.blogspot.com/

Juli said...

Bom, eu não tenho nada contra as bonequinhas usarem saris ou xador e afins...Mas no final dos dias, elas são tão magras e perfeitinhas quanto a barbie, né? A mensagem no fundo é a mesma, beleza é fundamental. A diferença é se vc mostra ela antes ou depois do casamento...rs...Triste!

bjs

Dudu said...

Oi Juli,
Concordo que os padrões de beleza estão sempre evidentes...por isso que acredito que tudo faz parte de um ciclo vicioso. O que começou primeiro, a tentativa da mídia em forçar a padronização ou os próprios consumidores procurando por "seu corpo"ideal nas prateleiras?
Por exemplo na Índia, o produto Fair & Lovely (creme que promete pele mais clara em alguns dias) é o maior sucesso. Mas tomou vantagem de uma estranha relação entre o colonizador (ingleses) e colonizados (indianos). Os indianos fariam de tudo para ter a pele clara, é símbolo de poder para eles.
Ou seja, sou publicitária e na profissão errada :)

Lib said...

eu tenho as tres e o Jamil. Que casou com todas e mais uma barbie loira.