Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Friday, July 30, 2010

Clara e adorável uma pinóia

A maior parte da população dos Emirados é composta por indianos e paquistaneses ( e não emiratis). Trabalham em sua maioria no ramo da construção civil, vivendo sob condições desumanas.
Outro dia estava passando na TV daqui um documentário sobre a fixação desse povo (inclusive árabes do Golfo) com a cor de sua pele. Se no Brasil o bonito é ser bronzeado, por aqui o negócio é ser branco, cara pálida.

Inúmeros processos estão em andamento na Índia em que pessoas e organizações pró- direitos humanos acusam empresas de promoção do racismo. Onde já se viu colocar na mídia que o obstáculo da sua carreira está na sua pele? Estamos voltando ao tempo da segregação racial?

No documentário, a apresentadora que mora na Inglaterra mas vem de origem indiana sai em busca desses produtos "milagrosos" e conversa com a editora de moda de uma revista indiana que publica somente fotos de mulheres brancas. A editora diz que publica o que a sociedade busca ler. É um ciclo vicioso doentio, já que não se sabe ao certo de onde isso vem, se da mídia ou da sociedade em si. Talvez da obsessão pela cor branca de seus colonizadores, os ingleses?
Eu me pergunto o que se passa na cabeça de uma adolescente indiana...Imaginem o cotidiano dela. O bombardeio que sofre da mídia, a pressão da sociedade que é passada de geração em geração. Para eles, o primeiro motivo para uma menina não se casar é a cor da pele dela. Mulheres de pele escura não têm o direito de ser feliz? Não são atraentes o suficiente?
Sabia que homens também sofrem com isso e buscam as mesmas alternativas? O que me deixa mais perdida ainda! Homens e mulheres usam e abusam de centenas de cremes existentes no mercado, se sujeitam a desenvolver possíveis doenças de pele, contribuem para o sucesso dessa indústria nojenta e não param por 1 segundo para olhar ao seu redor e ver que "puxa, eu posso ser feliz com alguém de pele escura como eu".
Acho que aí vem a questão de não gostar de si próprio em primeiro lugar. Quando vc não se aceita, não há a menor chance de se aceitar alguém que é igual a vc.

Assistam ao comercial do creme clareador "Fair & Lovely"( Clara e adorável) no canal Zee TV - canal indiano com cobertura nos países árabes, sub-continente Asiático e até alguns países europeus.



1 comment:

Nadya said...

Adorei o post Sha!
Cultura eh uma loucura, eu aqui sonhando em ser morena e cansada dessa minha cara palida! Que ironia!