Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Monday, January 31, 2011

Revolução do povo do Egito

O vídeo começa mostrando um senhor falando da pobreza, do governo e dor da fome. Ele diz que seus filhos sentem fome. E que ele morrerá hoje pela revolução.

Outro diz:

"Eles não vão nos calar! Seja você cristão, muçulmano ou ateu, lute, e nós teremos os nossos direitos garantidos, de um jeito ou de outro! Eles nunca vão nos calar!"

No final, o cidadão mostra as mãos cheias de sangue e culpa o governo pelo caos.

O Mubarak tem que sair. Já são 30 anos de opressão, de uma ditadura sinistra, do povo ficando cada vez mais pobre, de fome e falta de qualquer perspectiva para o país mais populoso do Oriente Médio.

Liberdade de expressão já! Que os Egípcios tenham força para aguentar este caos que está sendo causado pelo próprio governo.
Afinal, a mensagem no final do dia é: Ruim com o Mubarak, mas o caos sem ele?

Definitivamente, ver pessoas tacando fogo em si próprias ou sendo atacadas pela polícia é triste. É a gota d'água. Mas acho demais ver o povo na rua. Um povo árabe, unido, lutando por nada mais do que seu direito de existir. De conviver em uma sociedade transparente, "civilizada" e por que não, um pouco talvez igualitária?!!

Um governo que solta 6,000 prisioneiros para assustar ainda mais a população, para saquear lojas, para depredar hospitais infantis não presta nem no inferno!

Viva a revolução do povo!

Crédito pelo amazing vídeo: Tamer Shaaban


Saturday, January 29, 2011

Yo-Yo I'm an Arab!

O menino Jad de 5 anos tem sido a sensação do momento.
Ele se apresentou no programa "Arabs Got Talent"do canal MBC 4 na semana passada e tem dado o que falar.
Diz se ele não tem talento?
Yo-Yo!




Tuesday, January 25, 2011

Eu hj ou TPM feia?

Como saber que as coisas não estão mais dando certo?
Acho que quando você percebe que a maior parte de seus dias são tristes ao invés de felizes.
O engraçado é que quando o dia é feliz, ele é tão feliz que dá até medo de ser um sonho...
Mas quando é triste, ele é simplesmente um inferno, como uma daquelas tempestades devastadoras. Quando o temporal passa fica aquele silêncio que incomoda, que ensurdece.
Não sei se é instinto ou não, mas algo me diz que tudo está para mudar. Sempre achei que fosse aberta pra mudanças, já que abracei com tudo a oportunidade de vir para Dubai sem meio que olhar pra trás. 5 anos se passaram e posso dizer que vi muita coisa por aqui.
Conheci pessoas incríveis. Amigos que vou levar para onde quer que eu for, brasileiros ou não, indivíduos que me abraçaram e me mostraram o verdadeiro significado da palavra amizade. Mas é claro que esbarrei com pessoas horríveis também. Mas a quem sou muito grata já que acredito que não aprendemos muito com palavras doces e verdadeiras. Aprendemos confiando em quem não devemos, a segurar as pontas quando a situação financeira não é das melhores, a tomar decisões mesmo sem ter amigos pra te apoiar, ou somente seguir em frente, mesmo sabendo que muitas das promessas que lhe foram feitas nunca se cumprirão.
Mas algo que ainda não aprendi foi a conviver com os momentos de solidão. A solidão definitivamente me assusta embora goste de ter o meu espaço.
Ando me sentindo só...magoada e desconfiada. Com a impressão de que a vida pode e DEVE ser bem mais do que isso.

Thursday, January 20, 2011

I love you São Paulo

Tem feito um friozinho por aqui...De noite deve chegar a uns 15 graus. No Brasil isso quase não faz cócegas, mas como geralmente aqui a temperatura vive nas alturas, o clima de preguiça e nostalgia tem dado às caras.
Saí da agência ontem às 11 pm. No caminho senti uma garoa fina, um frio tão típico das noites de São Paulo.
Parei no farol perto de casa, e viajei no tempo...Voltei pras noites em que dirigia o meu Palio Weekend. A roupa era praticamente a mesma, sempre gostei de cachecóis. A única coisa diferente foi o fato de me sentir segura e não me preocupar se alguém surgiria do nada pra me assaltar.
Foi um sentimento muito estranho; naquele momento quis estar em São Paulo à qualquer custo, mesmo que estivesse dirigindo nas noites escuras e inseguras da cidade. A segurança de Dubai naquele instante "came to my mind" e me fez respirar em paz, mas não apagou a saudade que sinto pela minha amada cidade chamada São Paulo.

Saturday, January 15, 2011

Moderno x Tradicional

A MTV Arabia exemplificou bem o choque do novo x tradicional em um de seus comerciais.
O clipe se passa em Baalbek, cidade histórica do Líbano, região que foi ocupada pela civilização Romana - onde construíram o Templo de Júpiter.

Homens que dançam o Dabke, dança tradicional, passam a dançar o break ao som remixado do DJ.
A fadinha é uma sátira da cantora quase que centenária Sabah.

Adorei!




Tuesday, January 11, 2011

Em busca da tal identidade

Que a Barbie é a boneca mais famosa do mundo todos nós sabemos!
Me lembro da polêmica quando éramos crianças, em que as pessoas falavam sobre a influência da moda Barbie em meninas inocentes. Que nós cresceríamos querendo ser loiras, magricelas e peitudas.
Bom, aqui no mundo árabe, medidas foram tomadas para que meninas se espelhassem em "alguém"semelhante a elas. Claro que ainda vendem a Barbie e a Bratz, mas na prateleira das lojas você encontra também uma terceira opção - "a boneca que se parece com quem você é". Não acho ruim não, afinal a sociedade está tentando defender sua identidade. Quem disse que é certo padronizar o modelo e vender bonecas loiras à rodo com a promessa de sucesso, beleza e Kens apaixonados?
Apresento a vocês a Sunayana, a Kareema e a Jamila. A primeira é indiana e veste até um sari super fashion, a segunda é uma árabe mais moderna e a terceira é local e veste a abaya típica da região do Golfo.

Saturday, January 8, 2011

Feliz Ano Novo!

Mil desculpas pela demora em escrever...estava literalmente ficando louca nos últimos dias.
Antes de qualquer coisa, queria desejar a todos um 2011 fantástico, cheio de amor, paz, muita saúde e sucesso.
O meu fim de ano foi meio tenso. No post anterior disse que encontrei um apartamento e que fiz a mudança durante o Natal, e tudo isso com a tal da gripe chata que ataca uma vez por ano graças a Deus.
O Reveillon foi algo nada planejado que no final acabou sendo legal. A mudança me fez gastar um pouco mais do que gostaria e por isso acabei não viajando pra lugar nenhum.
O meu único requisito foi começar o ano com o cabelo e as unhas arrumadas. Sabe quando vc vai pro salão praticamente vestindo seu pijama? Saí de casa assim naquele dia e como a lei de Murphy existe e eu posso provar, minha irmã me pede para passar no Dubai mall para buscá-la.
O trânsito já estava complicando pq o Burj Khalifa que fica na mesma região havia prometido a maior queima de fogos do mundo. Resolvemos estacionar os carros perto das saídas do shopping (para sair com facilidade na hora do caos) e passar o Reveillon na varanda da loja, que tinha vista exclusiva para o Burj, a maior torre do mundo. Corri para a H & M e comprei umas coisinhas, troquei de roupa lá mesmo :p
Restaurantes do shopping e dos hotéis da região cobraram caro pela vista. Uma multidão se aglomerou na área externa do shopping para poder assistir de graça ao show da fonte e da queima de fogos. Mulheres com bebês de colo sendo empurradas por homens furiosos, cenas absurdas que só provam que o mundo está cheio de gente burra e sem noção. Muitos poderiam ter morrido pela falta de organização. Um evento de celebração poderia ter acabado facilmente em tragédia.
Vc deve estar se perguntando - Mas e aí? Valeu a pena?
Bom, não paguei nada pela vista e não tive que ficar na muvuca, então pra mim valeu. Mas acho que já não posso dizer o mesmo pelos coitados que quase foram pisoteados. Poderia facilmente ter passado em casa, já que tinha colocado na cabeça que o mais importante não era o lugar, mas sim passar com quem eu amo. Não tive a chance de passar com meus pais e irmãos pequenos no Brasil, mas passei com os meus outros dois amores: minha irmã e o namo.
Os fogos duraram menos de 5 minutos. O namo tirou fotos iradas, prometo que coloco aqui para dividir com vcs.