Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Sunday, September 19, 2010

Oásis no deserto

Desde que voltei do Brasil tenho tentado fazer coisas diferentes para evitar a rotina.
Faz muito tempo que escutei falar de um supermercado em Umm Al Quwain que só vende bebida alcoólica.
Calma gente, não pensem que sou alcoólatra, mas se você está acostumado a comprar um vinhozinho no supermercado na esquina de casa, well, tenho que te falar que por aqui é bem diferente.
As pessoas geralmente têm duas soluções para este "problema": Ou compram no Duty Free quando vêm de fora do país ou recorrem ao supermercado de Umm Al Quwaim (um dos 7 emirados).
Resolvemos pegar a estrada. Depois de 1 hora chegamos no resort que abriga o supermercado.
Foi uma surpresa. O lugar estava cheio de gente. Pessoas de todas as nacionalidades, falando todas as línguas. Vimos árabes locais também. É um lugar super democrático. Tem de tudo para todos os gostos e bolsos.

A loja é maior que um Carrefour Express, e tem seções de Vinhos Franceses e Australianos ao invés de carne Brasileira ou Neo-Zelandesa. :)
A variedade é imensa e te deixa até meio confuso na hora de escolher.

Levei umas sacolas coloridas para poder esconder as garrafas no caminho (já que trafegar com álcool no carro em muitos lugares do país é proibido), mas lá eles são espertos e colocam tudo dentro de caixas que por sua vez são escondidas dentro de sacos pretos de lixo.

Estava todo mundo de bom humor, como se soubessem que a noite depois de lá seria de festa.
Foi um sentimento muito estranho, algo que sempre vi proibido tão liberado em outra cidade, à 1 hora de distância. Sabe quando os homens de Platão em "O mito da caverna"saem da escuridão e caminham para a luz depois de tanto tempo que ficam até zonzos e cegos? Foi algo parecido.
Não, não bebi demais para fazer tal comparação.

No comments: