Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Thursday, October 18, 2007

Ciclos...

João que amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili, que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade)

Falta
Vazio
Consumo/ Capitalismo
Insatisfacao
... tudo move o tal do ciclo desejante.

O cara que tem tudo se mata pq simplesmte nao ha mais o que conquistar na vida.

Algo sobre o budismo:

O ser humano está preso a essa dicotomia de ter que sofrer desejando, para poder valorizar a felicidade, obtendo-a com a realização dos pequenos desejos. Mas estamos presos neste ciclo de desejo-realização-outro desejo-realização, e assim por diante. O elo que dá continuidade aos sofrimentos seguidos que passam desapercebidos, ou até são considerados como “naturais”, é a energia do apego. O ser humano diz que uma vida como esta é a única que ele poderia pensar em ter, e quando ele já não agüenta mais seus sofrimentos e cargas criados por ele mesmo, ele procura a ajuda mística, fora de si!!! Ao invés de procurar a causa de seus males, ele prefere mantê-las, recorrendo somente a alívios momentâneos como a procura de milagres, magias e outras coisas afins. Ele pode até receber a sua “graça” , mas depois disto está de novo dentro de um novo ciclo de desejos e dores, como um cego, e a isto é que o Budismo chama de ignorância.

Somos todos uns ignorantes!!

2 comments:

Luís said...

This is the Rat Race! :-)

Drummond sabia das coisas. Isso lá em mil novecentos e nada. Budha então, nem se fala....


...isso me conforta! :-P


Abraço de um sheik completamente ignorante!

Anonymous said...

Shadya estou com saudade de vc e dos seus posts.Sei que deve estar muito ocupada,pq sempre te chamo no msn e vc nunca responde e vejo que não está atualizando seu blog.Mas enfim, espero que esteja bem e muito feliz com seus projetos.Vc sabe te admiro e te desejo sempre sorte em tudo que fizer.Um grande bjo.
Marisa Bueno -