João que amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili, que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
(Carlos Drummond de Andrade)
Falta
Vazio
Consumo/ Capitalismo
Insatisfacao
... tudo move o tal do ciclo desejante.
O cara que tem tudo se mata pq simplesmte nao ha mais o que conquistar na vida.
Algo sobre o budismo:
O ser humano está preso a essa dicotomia de ter que sofrer desejando, para poder valorizar a felicidade, obtendo-a com a realização dos pequenos desejos. Mas estamos presos neste ciclo de desejo-realização-outro desejo-realização, e assim por diante. O elo que dá continuidade aos sofrimentos seguidos que passam desapercebidos, ou até são considerados como “naturais”, é a energia do apego. O ser humano diz que uma vida como esta é a única que ele poderia pensar em ter, e quando ele já não agüenta mais seus sofrimentos e cargas criados por ele mesmo, ele procura a ajuda mística, fora de si!!! Ao invés de procurar a causa de seus males, ele prefere mantê-las, recorrendo somente a alívios momentâneos como a procura de milagres, magias e outras coisas afins. Ele pode até receber a sua “graça” , mas depois disto está de novo dentro de um novo ciclo de desejos e dores, como um cego, e a isto é que o Budismo chama de ignorância.
Somos todos uns ignorantes!!
2 comments:
This is the Rat Race! :-)
Drummond sabia das coisas. Isso lá em mil novecentos e nada. Budha então, nem se fala....
...isso me conforta! :-P
Abraço de um sheik completamente ignorante!
Shadya estou com saudade de vc e dos seus posts.Sei que deve estar muito ocupada,pq sempre te chamo no msn e vc nunca responde e vejo que não está atualizando seu blog.Mas enfim, espero que esteja bem e muito feliz com seus projetos.Vc sabe te admiro e te desejo sempre sorte em tudo que fizer.Um grande bjo.
Marisa Bueno -
Post a Comment