Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Sunday, September 19, 2010

Oásis no deserto

Desde que voltei do Brasil tenho tentado fazer coisas diferentes para evitar a rotina.
Faz muito tempo que escutei falar de um supermercado em Umm Al Quwain que só vende bebida alcoólica.
Calma gente, não pensem que sou alcoólatra, mas se você está acostumado a comprar um vinhozinho no supermercado na esquina de casa, well, tenho que te falar que por aqui é bem diferente.
As pessoas geralmente têm duas soluções para este "problema": Ou compram no Duty Free quando vêm de fora do país ou recorrem ao supermercado de Umm Al Quwaim (um dos 7 emirados).
Resolvemos pegar a estrada. Depois de 1 hora chegamos no resort que abriga o supermercado.
Foi uma surpresa. O lugar estava cheio de gente. Pessoas de todas as nacionalidades, falando todas as línguas. Vimos árabes locais também. É um lugar super democrático. Tem de tudo para todos os gostos e bolsos.

A loja é maior que um Carrefour Express, e tem seções de Vinhos Franceses e Australianos ao invés de carne Brasileira ou Neo-Zelandesa. :)
A variedade é imensa e te deixa até meio confuso na hora de escolher.

Levei umas sacolas coloridas para poder esconder as garrafas no caminho (já que trafegar com álcool no carro em muitos lugares do país é proibido), mas lá eles são espertos e colocam tudo dentro de caixas que por sua vez são escondidas dentro de sacos pretos de lixo.

Estava todo mundo de bom humor, como se soubessem que a noite depois de lá seria de festa.
Foi um sentimento muito estranho, algo que sempre vi proibido tão liberado em outra cidade, à 1 hora de distância. Sabe quando os homens de Platão em "O mito da caverna"saem da escuridão e caminham para a luz depois de tanto tempo que ficam até zonzos e cegos? Foi algo parecido.
Não, não bebi demais para fazer tal comparação.

Thursday, September 16, 2010

E fez-se a luz!

Ela é uma das coisas mais bonitas daqui! Me refiro à fonte do Dubai Mall.
Ganha vida todas as noites a partir das 18:00.
"Time to say goodbye"é a minha performance favorita, acho a sincronia da água e música fascinante. É sensível. Traz lembranças boas. É elegante. Atrai turistas e máquinas fotográficas todos os dias. É um pouco de cultura numa cidade sem muitos teatros e história. Não importa quantas vezes eu vá lá pra assistir, sempre me surpreenderei.

Para quem nunca viu...well, vale a pena!

E para quem conhece...é hora de se emocionar outra vez!


Friday, September 10, 2010

E agora?

Voltei do Brasil há uma semana e como previsto, minha cabeça está uma confusão só.
Estar em casa me fez um bem danado. Acordar de manhã e saber que estava no meu quarto já me trazia mais sossego...engraçado isso.
Mais uma vez disse tchau para minha família e vim pra cá. Chorei, fiquei de mau humor, mas passou...por isso falo que o ser humano se adapta a tudo na vida. Mais uma vez eu re-adaptei.
E por isso surgiu a confusão. Sinto muita falta da minha família e dos meus amigos, do clima, da liberdade de expressão, de casa...mas aí se for pra lá vou sentir falta do namorado que está aqui, da minha independência, e de várias coisas que conquistei por estar em Dubai.
Queria tanto poder recorrer a alguém para me dar as respostas que procuro. Uma cartomante, benzedeira, qualquer coisa, mas primeiro que não tenho coragem, segundo que no final das contas só eu para saber o que realmente quero. E o que eu quero meu Deus?
Esta é by far a decisão mais difícil que tive de tomar, deixei o Brasil uma vez, mas sabia que um dia iria voltar...afinal é a minha casa. Estou há 5 anos em Dubai e já não sinto mais aquela coisa, sabe? Aquela felicidade toda por estar aqui.
Peço a Deus e a todo o universo que abençoe qualquer que seja a minha decisão.

Wednesday, September 1, 2010

Titica na política

Sempre falo que em Dubai não há uma eleição para que a população possa escolher seu governante. O sistema é regido por um Sheikh que será substituído por seu filho e assim vai...

Não tenho nada para reclamar da qualidade do governo. Ainda mais se observar o modo como os Emirados tratam sua população local. Recebem ajuda de custos para o casamento, educação dos filhos, moradia, não pagam impostos, etc...Por que a população haveria de pensar em trocar de governantes se estes levam seu trabalho com seriedade?

Já por aqui, o horário político parece um circo...Tiririca, Agnaldo Timóteo, Maluf procurado pela Interpol de novo candidato, Frank Aguiar cantando jingle pro Romeu Tuma, dentre muitos outros...

O pior é que tenho quase certeza que o Tiririca vencerá para Deputado Federal. E sabe pq? Pq infelizmente brasileiro não leva a sério seu dever de cidadão. Muitos votarão nele por anarquia ou por achá-lo engraçadinho. Temos nas nossas mãos o poder de mudar, coisa que não acontece em qualquer lugar ( eu sou testemunha disso) e mesmo assim jogaremos no lixo esta oportunidade. Depois não adianta reclamar meu povo!

Quais são as propostas do governo Tiririca? Acho que a liberdade por aqui é tão grande que acaba sendo confundida com libertinagem...Somos todos palhaços!

A-C-O-R-D-A Brasil!