Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Saturday, July 31, 2010

Okay? Okay!!

Meu carro simplesmente não ligou quando estávamos indo embora da casa das meninas ontem a noite.
Ainda bem que minha irmã estava comigo, e pude voltar com ela.
Desde ontem fiquei pensando na dor de cabeça que isso me daria, já que 1) sou mimada e meu pai sempre fez tudo por mim com relação ao carro e 2) simplesmente não conheço nenhum mecânico ou loja de auto peças em Dubai

Nadu estava trabalhando e entao pedi para minha amiga libanesa me levar até uma loja que escutei falar em Satwa. Para quem não sabe, Satwa é a própria Mumbai dentro de Dubai, com lojas de tudo quanto é tipo uma do lado da outra, pessoas sem noção atravessando na frente do carro, gente cuspindo no chão...digamos que bem diferente da Suíça.

Minha querida amiga não estava vestida nada à caráter. Me resolve vestir um short minúsculo bem hj, e por força do destino e falta de vagas teve que estacionar o carro bem na porta da mesquita.
Enfim, ando sozinha para a loja que não tinha ar condicionado (Imaginou andar em Mumbai com uma garota semi-nua?) O moço indiano me pareceu muito simpático e disse que mandaria seu colega comigo para que trocasse a bateria, mas que eu teria que trazê-lo de volta depois que o serviço fosse feito.
Finalmente chegamos no meu carro, e o cara de Bangladesh que não fala nada de inglês consertou a bateria. Eu mesmo sem entender nada, fiquei lá o tempo todo ao lado dele e ele falava, falava e falava em hindi achando que eu estava entendendo alguma coisa. Eu só perguntava: is it ok?
E ele: Bla Bla Bla Du Ru Ru ok!
Eu: Listen!!! ok?
Ele: Okay!! Com um sorriso no rosto
Vim embora com ele no carro. Ele tenta puxar conversa: Muslim?
Eu: Hmm yes
Ele: Graças a Deus
Ele: London/ Ameeerica?
Eu: Brasil
Ele: Brasiiil??? Runaldo? Footballl!!!!
E nós dois começamos a rir
Já quase chegando ele tenta conversar outra vez:
Marido?
Eu: Hmm yes!
E aí ele começa a gesticular, tipo Bebeto quando fez o gol na Copa de 94...
Eu: Filhos? Não
Ele: Algum problema? (Isso ele perguntou em árabe)
Eu: Não. Inshallah em breve
Ele: Inshallah!!!!!!

Gostaria de ter entendido o que ele falava pra mostrá-lo que alguém se interessa pelo que ele diz e pq me senti uma tapada na hora de pagar por algo que talvez eu nem precisasse.
Senti um pouco de falta do meu marido imaginário.





Entre amigas muito queridas

Acabamos de voltar da casa das meninas, nos divertimos muito! A conversa rolou à solta das 5 da tarde até a 1 da manhã. De onde achamos tanto assunto? Bom, 5 mulheres lindas e super bem informadas têm sempre muito o que dizer! :p

A Karina (Libanesa) nos mostrou um vídeo hilário do Super Homem, vale a pena conferir!

Obrigada pela noite Camila, Amanda, Nadu e Karina. A nossa festinha quase Augustina foi mais que perfeita!

Friday, July 30, 2010

Clara e adorável uma pinóia

A maior parte da população dos Emirados é composta por indianos e paquistaneses ( e não emiratis). Trabalham em sua maioria no ramo da construção civil, vivendo sob condições desumanas.
Outro dia estava passando na TV daqui um documentário sobre a fixação desse povo (inclusive árabes do Golfo) com a cor de sua pele. Se no Brasil o bonito é ser bronzeado, por aqui o negócio é ser branco, cara pálida.

Inúmeros processos estão em andamento na Índia em que pessoas e organizações pró- direitos humanos acusam empresas de promoção do racismo. Onde já se viu colocar na mídia que o obstáculo da sua carreira está na sua pele? Estamos voltando ao tempo da segregação racial?

No documentário, a apresentadora que mora na Inglaterra mas vem de origem indiana sai em busca desses produtos "milagrosos" e conversa com a editora de moda de uma revista indiana que publica somente fotos de mulheres brancas. A editora diz que publica o que a sociedade busca ler. É um ciclo vicioso doentio, já que não se sabe ao certo de onde isso vem, se da mídia ou da sociedade em si. Talvez da obsessão pela cor branca de seus colonizadores, os ingleses?
Eu me pergunto o que se passa na cabeça de uma adolescente indiana...Imaginem o cotidiano dela. O bombardeio que sofre da mídia, a pressão da sociedade que é passada de geração em geração. Para eles, o primeiro motivo para uma menina não se casar é a cor da pele dela. Mulheres de pele escura não têm o direito de ser feliz? Não são atraentes o suficiente?
Sabia que homens também sofrem com isso e buscam as mesmas alternativas? O que me deixa mais perdida ainda! Homens e mulheres usam e abusam de centenas de cremes existentes no mercado, se sujeitam a desenvolver possíveis doenças de pele, contribuem para o sucesso dessa indústria nojenta e não param por 1 segundo para olhar ao seu redor e ver que "puxa, eu posso ser feliz com alguém de pele escura como eu".
Acho que aí vem a questão de não gostar de si próprio em primeiro lugar. Quando vc não se aceita, não há a menor chance de se aceitar alguém que é igual a vc.

Assistam ao comercial do creme clareador "Fair & Lovely"( Clara e adorável) no canal Zee TV - canal indiano com cobertura nos países árabes, sub-continente Asiático e até alguns países europeus.



Saturday, July 24, 2010

Tipicamente dubaiano

No mundo todo o ursinho é o bichinho de pelúcia mais conhecido, certo?
Aqui no Golfo, o camelo é a pedida da vez.
Não são muito fofos?
Eu particularmente tenho 2 em casa: a Lisa (rosinha da mesma família desses da foto) e o Omri que significa minha vida em árabe (o laranjinha)









Friday, July 23, 2010

Falando de domingos na casa da minha vó

O calor está insuportável lá fora, perto dos 50 graus, por isso pareço estar inspirada pra escrever o dia todo.
Hmm sei que comecei o dia falando de Sabah, depois mudei de assunto pra Dior, transformei o bege do blog into something a bit more glamourous...Idéias estão a todo vapor hoje...
Agora procurando filmes da Sabah me deparei com um dos maiores nomes da música árabe: Farid Al Atrash.
Ele nasceu na Síria, filho de pai sírio e mãe libanesa. Ainda criança emigrou para o Egito com sua mãe e irmãos para fugir da ocupação francesa. Cantou muitas vezes e até propôs casamento para a cantora Shadia (uma das razões para meu pai ter escolhido o meu nome - segundo ele) Farid morreu em Beirute, aos 59 anos. Foi e é até hoje considerado um dos 4 maiores cantores árabes.
Adoro a música. O dabke (dança tradicional do começo do videoclipe) e a dança do ventre são pra mim o ápice do filme. A comida parece deliciosa...Enjoy pessoal!


Christian Dior na Arábia Saudita


Outro dia fui comprar um rímel da Christian Dior, o Diorshow, com uma amiga libanesa e ela me disse que na Arábia Saudita a marca é estritamente conhecida como Dior e que não se pode mencionar Christian - o que em inglês significa cristão. (Todos sabem do conservadorismo islâmico no cotidiano dos Sauditas)
Não sei se é verdade, embora não duvide das caretices da Arábia Saudita.

Minhas raízes libanesas

Sabah é uma cantora libanesa com talvez mais de 80, 90 anos...é uma personagem highlander do mundo árabe...ninguém sabe ao certo sua idade, o que se sabe é que a cada ano que passa ela surge mais plastificada em seus videoclipes. Lembro dos filmes em preto e branco que assistia nos domingos de tarde na casa da minha avó materna. Ela era linda, jovem e tão natural. Aceitar a velhice deve ser difícil.
Há pouco tempo atrás inventaram um boato pelo Blackberry Messenger que Sabah havia falecido. A mensagem rodou a região toda e o empresário dela teve que ir à TV para desmentir os rumores. Nossa velha Sabah sobreviveu à maldade da tecnologia!
Adoro esta música, embora não entenda muito o que ela diz! Ela me lembra de quando vim pra Dubai com a minha família. Me faz lembrar da Nadya cantando e dançando com a Samya, que tinha menos de 10 anos :D
Vou ver se encontro um dos filmes antigos da Sabah pra postar aqui!


Monday, July 19, 2010

Day and night - Pixar

Outro dia fui ao cinema assistir Toy Story 3 em versão 3D com alguns amigos no Ibn Batuta Mall e no trailer vimos o curta chamado "Day & Night".

Achei fantástico, super poético, emocionante...
Sentimentos que se completam, e que nos mostram que coisas simples da vida fazem toda a diferença!


Monday, July 12, 2010

Celebre a vida!

Vídeo da campanha encomendada pelo Ministério do Turismo à Embratur, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, para ampliar e atualizar as informações que o mundo tem do Brasil.

Eu amei e já dividi com o povo daqui!
Não vejo a hora de celebrar minhas férias em Sampa! :p

Thursday, July 8, 2010

Minha vingança foi maligna

Alemanha X Espanha...
Só Deus sabe o quanto torci para que a Alemanha perdesse...
Motivo? Só para poder rir do meu chefe que me encheu o saco quando o Brasil perdeu.
O tal do libanês que se acha alemão.
Hahahahhaa
Vou canalizar minha energia pra algo mais produtivo.

Saturday, July 3, 2010

Copa em Dubai

Sábado, dia de mau humor depois da derrota de ontem...
O Brasil jogou maravilhosamente bem no 1.o tempo e podia facilmente ter fechado o placar nos 45 minutos. Mas aí o intervalo veio, e os holandeses que devem ter tomado uma bronca daquelas resolveram levar o jogo a sério...o resultado foi feio. Nós saímos e eles, time forte mas sem tradição em copas ficaram.
Perder é terrível. Mas perder fora do Brasil é pior ainda.
Aí somos 200 milhões de brasileiros, unidos por algo enorme: nossa paixão pelo futebol. Nós não escolhemos torcer pro Brasil. Isso está no nosso DNA, no sangue, é algo indescritível, e que acontece sem ser questionado. Torcemos e apoiamos incondicionalmente. Ponto final.
Aqui somos uns gatos pingados distribuídos em dezenas de restaurantes, bares e cafés. Sofremos muito. Ontem mesmo quando fizemos o gol, a maioria do bar pulou, gritou...o lugar foi à loucura, senti uma emoção, um orgulho tão grande: "este é meu time!"
Quando a Holanda fez o primeiro gol, uns caras do meu lado que nem eram holandeses, gritaram com a voz do demônio e me falaram: "sorry sweety, but we'll get there soon!"
Eu juro que quase abri minha garrafa de água na cara deles.
Os palhaços não tem a menor noção do que é torcer. São em sua maioria de países que nunca foram classificados para Copa...Líbano, Índia, Síria...e portanto deveriam calar a boca e respeitar a dor dos outros.
Na hora que andávamos pela rua, um brasileiro que estava todo à caráter, estava sentado na calçada chorando. Um árabe do fim do mundo, passou por ele e ficou encarando. O brasileiro perguntou aos prantos: "what the fuck are you looking at?" e não é que o árabe parou para tirar satisfação?! Aí meus amigos e eu pedimos para que fossem embora e esquecessem da briga...
Jogamos mal na Copa, admito, mas não aceito que nenhum invejoso fale mal do nosso futebol e tire onde da gente. Aceito que nascidos na Argentina, na Alemanha ou Espanha o façam. Não aceito graça de um libanês medíocre que nunca foi para a Alemanha e que me fala "nós vamos ganhar"...Nós quem amigo? O Líbano está na Copa?

Amanhã será tenso na agência...já estou preparando as respostas para essas tiradinhas sem graça...e o medíocre citado acima é meu chefe.




Friday, July 2, 2010

Ai que saudade da minha infância!

Dubaiana vive um momento nostálgico feliz.

Tudo começou quando fui à Virgin Megastore agora a noitinha para ver quais eram as novidades. Antes de comprar mais um livro para minha coleção, me deparei com a parte de desenhos da Disney. E adivinhem?! Dei de cara com a edição especial de 50 anos da Bela Adormecida!!
Esse filme é o primeiro das princesas que lembro ter asistido.
Afinal foi ele que deu início à minha alienação. À minha busca incessante pelo príncipe encantado. À minha crença em fadas madrinhas e finais felizes.
Claro que comprei o DVD. Adoro os desenhos de princesas. Não só para poder ver com os olhos de alguém que cresceu e sobreviveu a estorinhas de reinos encantados mas para recordar e reviver momentos mágicos.
Acredito que os desenhos da minha época eram tão especiais! Eram cheios de sentimentos, ensinavam valores essenciais. Acho que o pessoal da minha idade teve muita sorte de poder ter assistido a última geração de desenhos decentes.
Quem se lembra de Cavalo de fogo? O meu querido pônei? Smurfs? Ursinhos Gummy? Nossa Turma? Caverna do dragão? Punky? Capitão Planeta??
Quais são os desenhos patéticos que meus irmãozinhos tiveram a chance de assistir?
A vaca e o frango...?

"No meu sonho eu já vivi
Um lindo conto infantil
Tudo era magia
Era um mundo fora do meu
E ao chegar desse sono, acordei...
Foi quando correndo eu vi
Um cavalo de fogo ali...
Que tocou meu coração!
Quando me disse então
Que um dia rainha eu seria
Se com a maldade pudesse acabar,
No mundo dos sonhos pudesse chegar..."