Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Monday, June 28, 2010

Yes people!

Segunda-feira, estou em casa, gripada, de TPM a mil, hiper estressada com as 2 apresentações pro começo da semana que vem.
Tenho certeza absoluta que minha imunidade caiu horrores por causa das horas gastas na agência semana passada. Indo trabalhar das 9 am até meia noite faz qualquer um ficar doente, certo?
Comecei a odiar o meu trabalho...sempre quis ser publicitária, estudei para isso, tive muitos planos...Mas acho que ser mídia no Oriente Médio com uma diretoria ultra exploradora faz de mim uma sobrevivente.
Vivo tendo férias renegadas, se saio as 6 por milagre divino me perguntam pq estou saindo cedo, trabalho em muitos finais de semana, acordo falando "Maggi, Maggi, Maggi..."
Nunca esperei ganhar por hora extra, sei que nesta área isto não existe, mas "I wish"que as coisas pudessem ser um pouco mais positivas.
Sei que um tapinha no ombro e um "Thanks" não vão comprar o meu pão de todo dia, mas acho que estamos na era do "people matter", da valorização do profissional, do incentivo.
Quem nunca ouviu falar que empregado feliz produz mais?
Acordo todo dia pensando: "Não vejo a hora de dar 6 da tarde"(o pior é que nunca saio às 6, é só pra ter um objetivo na cabeça mesmo)
Que tal as empresas que aparecem na Exame e na Você SA como as melhores empresas para se trabalhar? Empresas que mantém seus funcionários felizes, que promovem passeios para que estes se aproximem de seus colegas e familiares, empresas que promovem cursos sobre postura no escritório, que incentivam a sonequinha depois do almoço, etc...

Penso em mudança. Preciso dela.

Mas por onde começar?

Sunday, June 27, 2010

A lenda do sangue

Já que um dos objetivos deste blog é escrever sobre culturas diferentes, hoje vou falar sobre dois costumes nunca antes vistos por nós brasileiros, graças a Deus!

Uma colega se aproximou de mim outro dia e com tom misterioso disse:
-"Queria te perguntar uma coisa!"
-"Claro, pode falar" - Respodi
-"Quando vc está naqueles dias, vc toma banho no 1.o dia?"
Eu fiquei sem reação, não respondi, só disse: "Sorry...I don't think I've heard you properly"
-" Ok, quando vc está naqueles dias...ouvi dizer que não se pode tomar banho nos primeiros 3 dias...vc toma?"
- "Agora são 3???" Perguntei e acrescentei: "CLARO, por que não tomaria?"
- "Minha mãe diz que não faz bem pra pele, que quando menstruamos nosso corpo todo muda, e que nosso cabelo e pele ficam tão sensíveis que até a água faz mal.
Vc nunca ouviu falar disso?"
- "Olha, nunca ouvi falar disso no meu país, na verdade tomamos mais banhos do que nos outros dias, por questão de conforto e higiene."
- "Ah foi o que pensei, eu também, nunca dei ouvidos pra minha mãe!!"

Esta parece ser uma tradição muito antiga na Síria.

Tomando café outro dia com a Nadya, Karina e uma amiga dela filipina, resolvi contar sobre a experiência acima e aí fiquei sabendo de mais uma outra lenda:

Nas Filipinas, a menina que fica menstruada pela 1.a vez tem que colocar o próprio sangue no rosto para que sua pele fique sempre saudável.

Ecaaaaa!

Vale ressaltar que estas são tradições muito antigas e que felizmente vêm se perdendo com o passar dos anos.

Para o bem do povo e felicidade geral das pessoas ao redor, tome banho!!!!

Salve o meu Herbal Essences com extrato de orquídea e coco!!


Thursday, June 24, 2010

El Sueño de Maradona


Putz...depois desse comercial me deu uma vontade de tomar guaraná Antarctica e aí quando abri a geladeira vi que não tinha mais...A minha querida filipina jogou fora as 3 latinhas restantes pq achou que estavam vencidas. Por que cargas d'água não vendem isso aqui?
Ninguém merece o meu current state of mind.

Futebol e culturas

Futebol é o esporte mais democrático que existe, certo?!
Cada um torce para quem quiser e do jeito que quiser.

Os nativos dos países do Golfo geralmente vestem a kandura, que seria o "vestido"branco tradicional deles. Em clima de copa, o tal do vestido ficou um pouquinho diferente.

Gostei do nosso amigo "brasileiro":p



Special Thanks pra minha amiga Anna Camilla que gentilmente me passou essas fotos sensacionais!




Sunday, June 20, 2010

Só rezando

Estávamos num status meeting: a chefe marroquina, a colega síria e eu.
O clima estava meio tenso, a chefe estava irritada porque a síria está atrasada com os prazos e cobrava o dia, hora e minuto para a entrega do projeto.
-"Então me fala, quando é que posso ter esse documento?"
- "No final da semana"
- "É claro que não, vc tem até terça feira às 2 da tarde, estamos claras?"
- "Se Deus quiser...(pausa), Se Deus todo generoso quiser...(pausa)...Se Deus todo misericordioso quiser..."
Eu quase morri de rir. No Brasil isso não acontece, vc nunca vai falar pro seu chefe que seu desempenho depende da vontade de Deus. A síria estava debochando, eu sei, mas adorei a coragem e o senso de humor.
Peguei minha caneca e tomei o máximo de chá que pude só para evitar a gargalhada.


Nancy Ajram Ft. K'naan - Waving Flag FIFA World Cup 2010

Este é o vídeoclip da parceria entre a cantora libanesa Nancy Ajram e o cantor somali K'naan para o Copa de 2010.
Adoro a Nancy, sei que não entendo a maior parte das letras de suas músicas, mas a acho suave, meiga e nada vulgar -o que é o máximo já que para mim todas as cantoras árabes modernas não passam de Barbies wannabe que tem que usar roupas ultra sexy (?) para chamar a atenção de um público geralmente frustrado com limitações impostas pela sociedade.

O vídeo tem legenda...
Adoro a diversidade da Copa, a mistura de cores, a energia, o humor, o espírito esportivo, o patriotismo!

Friday, June 18, 2010

Vida meia-boca

Recebi esse texto há um tempão por email e queria dividir... diz mais ou menos o que escrevi no "O que te faz feliz?"

Toda a existência envolve sofrimento. Todo sofrimento é causado pelos nossos desejos e apetites".

Estamos vivendo tempos onde a gente está insatisfeito, mas não sabe com o que anda insatisfeito, e assim, procuramos encontrar paz e felicidade nos outros, nas coisas, nos bens materiais, nas novenas e peregrinações religiosas, nos amores que se sucedem, nos amigos que cobramos cada vez mais a presença, e não encontramos satisfação.

Se pudéssemos resumir tudo em um único objeto, diria que todos nós estamos precisando de "muletas". Estamos vivendo os tempos das muletas, e cada pessoa que vive apertado pela sociedade, anda vivendo uma vida "meia boca", trabalhando para pagar contas que não param de chegar.

Não tá fácil não, estamos nos submetendo aos comerciais da Tevê e quando vamos ver, estamos cheios de tranqueiras embaixo da cama, em cima do guarda roupa, nos fundos dos armários, coisas que compramos e nem sabemos usar, aparelhos que não servem para nada, CD´s que só tem uma música interessante e que já esquecemos de ouvir, DVD´s que assistimos pela metade, revistas que chegam e mal temos tempo de ler, jornais que amarelam na nossa porta dentro dos saquinhos, comidas que estragam na geladeira...ufa!, viver em tempos modernos não é fácil.

Mas, e você?

Quem é você hoje?

O que te faz feliz?

Você se faz feliz?

Você se basta?

Qual é a sua muleta?

Um cigarro, uma dose de whisky, um homem, uma mulher?

Qual é a razão da sua dor, da sua infelicidade?

Você já experimentou ficar a sós com você?

Experimente! Desligue-se do mundo, dos cartões, dos mercados e lojas em promoção, experimente andar descalço, experimente trocar o uniforme de sempre, e principalmente; experimente sorrir sem medo de ser feliz.

Podem te roubar tudo, o nome limpo, a paz interior, o companheiro ou companheira, o emprego, a vaga na escola e até aquele parente querido, mas ninguém pode roubar a sua capacidade de mudar tudo ainda hoje, bastando apenas uma decisão, e essa decisão só depende de você:

eu quero e vou ser feliz!

Pronto, a mudança começa agora, a mágica aparece nesse instante, nesse exato momento em que você acorda e se dá conta de como você é importante e pode fazer muito mais do que lamentar-se.

Desperte, sorria e viva o novo e único dia em que tudo pode mudar: hoje.

(Paulo Roberto Gaefke)

Calor infernal!!

Acabei de acordar de uma noite muito mal dormida: o ar condicionado resolveu parar de funcionar e o calor estava insuportável.
Antes de vir para Dubai achava que o calor estava diretamente relacionado ao sol. Lembro que quando fiquei sabendo que viríamos mesmo pra cá corri pro Orkut e procurei por brasileiros que pudessem me dar qualquer tipo de informação sobre a cidade. Encontrei a comunidade "Brasileiros em Dubai" que tinha a querida Luciana como administradora. Lá fiz amigos, e antes mesmo de vir para cá, já estava mais ou menos por dentro do que acontecia por essas bandas.
O que o Thiago sempre me falou e eu custei pra acreditar era que o calor não cedia muito a noite.
O calor de 50 graus é só de dia, mas o bafo quente ainda continua de noite, não permitindo que façamos muitas atividades ao ar livre.
Pois é...sem ar condicionado não consegui dormir...O que me faz pensar: Como é que os beduínos que moravam aqui há uns 40 anos ou mais faziam sem a tal invenção do século?
Eles andavam de camelos, moravam em tendas, comiam arroz com a mão, viviam em tribos.
Hoje os beduínos de antigamente dirigem BMW's e Mercedes, moram em casas luxuosas, viajam o mundo, tem alto poder de compras.
Acho que podiam usar mais do dinheiro do petróleo (no caso de Abu Dhabi) e do turismo e serviços (Dubai) para plantar árvores e quem sabe melhorar o meio ambiente, para que pobres cidadãos como eu, possam ter uma boa noite de sono.

Wednesday, June 16, 2010

Lerê lerê

O mundo é enorme e cheio de possibilidades.
O que acho muito esquisito é que a maioria das pessoas escolhe se fechar num ciclo pequeno de amigos, empresa, família e acaba não vendo nada ao seu redor.
Digo que são escolhas porque atraímos o que escolhemos pensar - o que vira um ciclo muito doido...
Pensar nisso tudo me deixa meio p da vida.
Sou brasileira, filha de libaneses, morei numa cidade gigante que é São Paulo, estudei em uma ótima universidade, meus pais me ensinaram valores morais, tenho amigos maravilhosos e uma família incrível.
Sendo tão abençoada com isso tudo, por que é que permito que me tratem aqui com desdém?
Será que por morar fora pensei que tudo que atravessa o meu caminho vem para me ensinar algo novo?
Ou que o que não me mata vai me fortalecer?
Será que as pessoas que moram fora desenvolvem um certo tipo de orgulho e até uma proteção para que aguentemos mais do que os outros?

Em algum lugar no passado permiti que me tratassem como tal e permiti tb que agissem desta forma...
Cansei de ser boazinha. Chega da vida de escrava Isaura. Sempre quis ser algúem na vida, mas isso nunca quis dizer que teria que passar por cima dos meus direitos para poder alcançar meus objetivos.

O mundo é tão grande e eu me sinto sufocada num lugar onde vigiam meus passos.




Friday, June 11, 2010

O que te faz feliz?

Se lambuzar com sorvete de chocolate?
Tomar banho de chuva?
Comprar sapatos Manolo em liqudação?
Abraçar seus pais logo cedo e dizer bom diaaaa?!
Ver seus irmãos crescendo?
Andar de mãos dadas com o namorado?
Ajudar um amigo que precisa?
Passar o tempo com amigos maravilhosos?
Fazer caridade?
Ler um livro que te traz paz de espírito?
Ir pra balada e dançar até se acabar?
Contar as estrelas?
Se matricular naquele curso de fotografia que vc sempre amou mas por falta de tempo adiou?
Andar de pés descalços na grama fresca?
Viajar e conhecer o desconhecido?
Ser livre...

Acho que vivemos em um mundo tão superficial e cheio de pressa que na maior parte do tempo esquecemos de fazer o que mais nos deixa feliz.
Esta vida é muito curta para fazermos o que não gostamos.

Vamos nos permitir! Felicidade já!