Dubai cidade dos contrastes. Do glamour x simplicidade.
Da modernidade x tradição. Do conservador x permissivo.
Do amor x interesse.

Monday, April 19, 2010

Algumas horas de solidão

Tive um pequeno desentendimento com o namo na Sexta-feira e resolvi sair de casa pra espairecer...
Eu não levo vida de madame mas acho que sair pra fazer compras é um ótimo remédio para aliviar a tensão.
Fui ao Merdiff City Center, um shopping novo que abriu aqui perto de casa.
Andei bastante, comprei presente pros meus irmãos e o livro "Cem anos de solidão"de Gabriel Garcia Marquez pra mim. Fui também ao Sugar Daddy pra experimentar o tal do famoso cupcake que eles têm.
Acho muito triste que as pessoas pensem que têm que estar acompanhadas o tempo todo. Muita gente sente pena em ver alguém andando sozinho no shopping...Eu sei que estava muito sensível, as lágrimas pulavam dos meus olhos, a TPM estava violenta, mas juro que vi gente me encarando, com certeza se perguntando o motivo para menina aqui estar passeando desacompanhada. Quando fui comprar o cupcake, a atendente me deu dois garfos, eu disse que precisava de um só, e ela fez uma cara de sem graça, do tipo"nossa, que gafe"! Depois quando me sentei à mesa, uma garçonete veio limpar a cadeira e me perguntou inconformada: "Vc não está esperando ninguém?"
Agora eu pergunto: Não nascemos sozinhos? Pois podemos viver sozinhos também. Concordo que não ter alguém é solitário, mas acho que todos nós precisamos colocar a cabeça no lugar, espairecer, pensar na vida...Voltei pra casa muito mais forte, sentindo falta da companhia dele mas sabendo que posso me virar muito bem sem ela.

Minha mãe sempre me diz que quem lê nunca está sozinho :)
Fica a dica...ler enriquece a alma, comprar coisas que vc não precisa só te afunda em dívidas e comer cupcakes engorda!
.
.
.

Wednesday, April 7, 2010

Aprendemos com a Disney!

Meninas, essa é pra vcs!

Recebi a mensagem abaixo de uma amiga querida.

- Por que a Branca de Neve ganhou uma maçã envenenada?
Para mostrar que nem todas as pessoas são tão gentis como parecem ser.

- Por que a Cinderela teve que fugir do baile à meia-noite?
Para nos lembrar que para tudo há limites, até mesmo sonhos.

- Por que a Ariel decidiu trocas a barbatana por pés?
Para mostrar que qualquer um está pronto para desistir de tudo; somente para ser feliz.

- Por que a Bela se apaixonou pela Fera?
Para nos mostrar que beleza não é tudo, afinal temos que olhar para a personalidade primeiro.

Achei o máximo!
Só culpo a Disney por nos fazer acreditar no Príncipe Encantado e nos finais felizes por toda a nossa infância! Eu e muitas outras meninas, aposto, construímos a imagem do homem ideal baseada em estorinhas de contos de fada que com certeza ficaram no nosso inconsciente desde que éramos praticamente bebês!
Quem nunca sonhou com o homem lindo, atencioso, valente, que mora em um lindo castelo e monta um lindo cavalo branco?

Estou livreeee do trauma, não há muito tempo, mas estou! :p
.
.
.

Monday, April 5, 2010

E não é que beijo dá cadeia?

Vazou na imprensa a história do casal britânico que foi preso por ter se beijado em Dubai.
Dá pra crer que uma local resolveu denunciá-los quando a filha se sentiu incomodada pelo afeto em público e reclamou com a mãe?
Além da cadeia por 1 mês, o casal pagará multa de AED 1,000 e passagem somente de ida para a sua terra natal, em outras palavras, serão DEPORTADOS!
Isso me lembra também outro caso que aconteceu no fim do ano passado, quando um casal também britânico foi preso. O casal que veio à cidade para comemorar o noivado se hospedou em um hotel 5 estrelas. Durante o jantar romântico em um dos restaurantes, a moça que estava meio alegrinha foi ao banheiro e acabou sendo estuprada por um dos garçons.
No outro dia de manhã foram à delegacia para denunciar o fato e acabaram presos.
Sim, vc leu bem.
Foram presos por consumirem alcool e por estarem dividindo um quarto sem serem casados! Ouvi dizer que a polícia estava pensando em soltá-los se o casal resolvesse se casar. A moça estava triste e alegou que sempre sonhou com uma grande cerimônia, e não com um casamento repentino para se livrar da cadeia às pressas.
Abriram o caso contra o possível estuprador, mas ninguém mais sabe o que aconteceu...
Viver aqui por 4 anos me dá um pouco de experiência para poder comentar.
Uma vez estava no Festival City, um shopping aqui de Dubai, andando de mãos dadas com meu namorado. Eu reclamei de dor e então ele me deu um beijo no rosto.
Do nada, escutamos: Excuuuuuse me!
Paramos asustados e olhamos ao nosso redor: Um homem de roupas brancas segurando a mão de uma menina de uns 10 anos (possivelmente locais) vem em nossa direção aos berros.
"Ela é sua filha?? Ela é sua filha??"
Ficamos sem graça e então meu namorado respondeu: "É claro que ela não é minha filha"
"Ela é sua esposa?" Ficamos quietos, pessoas começaram a parar pra observar...
"Vc sabia que podem parar na cadeia por causa disso? Isso é falta de respeito! Nunca mais façam isso em público pq da próxima vez eu chamo a polícia e vcs vão parar na cadeia!"
Tentamos nos explicar em vão. O cara deu as costas, não quis saber se o beijo foi na bochecha, boca ou pé.
Eu tremi por um tempão. O sentimento de injustiça mais uma vez tomou conta de mim.
Infelizmente ficar quieta foi a pedida da vez...Falar o quê, reclamar para quem?

Sunday, April 4, 2010

Mulher com direitos quase que renegados

Era véspera de reveillon e eu estava doida pra viajar, mudar de ares, começar o ano num país diferente, de um jeito diferente para quem sabe fazer deste; um ano diferente.
Implorei por 1 dia de folga que meu chefe fez questão de negar, me fazendo acreditar até o fim que dia 31 seria a working day.
No dia 29, quando grande maioria das pessoas daqui já tinha reservado passagens aéreas e feito planos para a virada do ano, ele nos manda um email dizendo que teríamos folga no dia 31.
Eu fiquei louca, quis explodir, dentro de mim o xinguei em todas as línguas possíveis e imagináveis, chorei, fui lá tirar satisfação e voltei correndo pra casa com esperanças de achar algum ticket ainda a venda.
Não podia ir à Austrália, Brasil ou Europa...Tinha que ir pra algum lugar aqui perto, já que teria somente 1 dia de folga + o fim de semana.
Meu namorado é do Líbano e pensamos então que seria bom para mim enfim conhecer seus pais.
Somente uma companhia aérea tinha ainda tickets para Beirut: Air Arabia
Não pensei 2 vezes, sem nem consultá-lo apertei enter e comprei as passagens.
No dia 31 de manhã fomos ao aeroporto de Sharjah - um emirado vizinho de Dubai bem conservador - onde a Air Arabia tem sua base.
Já no check-in a filipina ao ver meu passaporte brasileiro me perguntou com desconfiança onde estava o meu visto para o Líbano. Eu expliquei com paciência que por ser brasileira não preciso de visto para o Líbano, que posso tirá-lo no aeroporto. Ela me pediu um minuto e foi verificar. A minha paciência que não é grande já estava prestes a me deixar na mão quando ela voltou e me disse que podia ir para o portão de embarque.
Seguimos então, meu namorado e eu, sem segurar as mãos ou qualquer outro sinal de afeto, já que isso é extremamente proibido para não-casados. E também porque seria inadmissível e inaceitável que uma menina solteira ( de 26 anos) estivesse viajando na companhia do namorado.
No portão, quando todos estavam organizados em fila, me chamam de canto e me dizem que não poderei embarcar.
Eu já não escuto, não tenho paciência, e me seguro para não partir para a ignorância, pq dentro de mim eu sabia qual era a razão.
Meu namorado então começa a interferir. Aqui estão as pérolas vindas dos nossos amigos:
- Para poder entrar no Líbano ela precisa de uma reserva de hotel em seu nome
- 2 mil dólares em dinheiro
- 100 dólares de taxa a ser paga neste aeroporto
e finalmente o pior - uma carta de não objeção escrita pelo pai dela - em que ele a autoriza a viajar sozinha
Eu não podia acreditar no que estava ouvindo. Uma mulher de 26 anos, independente financeiramente e super esclarecida precisa de uma autorização do pai para poder viajar?
O homem me perguntou: Vcs 2 são casados? Eu disse que ele era meu colega. Ele me respondeu: Vcs estão indo juntos, ne? Isso é proibido! Então o respondi: Meu filho, somos colegas, estou indo para o país dele, ele está no mesmo aeroporto que eu, vc quer que eu finja que não o conheço?
Vc ficaria mais feliz se fizesse isso?
"Madame, fique calma, não se estresse. Vc só pode embarcar naquele avião se tiver autorização por escrito do seu pai ou marido".
Que coisa é essa? Cadê meu direito de existir, de ir e vir? Onde estão os meus direitos de mulher? E então vi na pele que justamente por ser mulher não tinha direito algum naquela cidade. Se não tiver meu pai do meu lado ou um marido que me acompanhe eu simplesmente não existo.
Comecei a chorar...Liguei pro meu pai, pedi para que ele conversasse com os caras em árabe, nada adiantava. Ser filha de libaneses e querer visitar meus avós não era motivo o suficiente para aqueles homens.
Minha sorte foi que meu "sogro"é amigo de alguém importante do aeroporto de Beirut, e me autorizou a viajar. Cheguei ao meu destino muito triste, me perguntando de onde foi que esses idiotas aprenderam que têm mais direitos do que nós? Eu sou livre, não devo nada a ninguém, pago minhas contas...pq se acham melhores do que nós?
No aeroporto do Líbano soldados estavam a minha espera caso algum imprevisto acontecesse.

Tudo deu certo apesar da confusão. Aproveitei o ano novo, conheci a família dele, adorei o pouco que vi do Líbano...Mas de uma coisa eu sei: Nunca mais deixo alguém se aproveitar do fato de eu ser mulher. Boicoto a Air Arabia e boicoto esse aeroporto de Sharjah, mas ninguém interferirá no meu direito de ir e vir.